Ubuntu 20.04 “Focal Fossa” é lançado com kernel Linux 5.4 e VPN

Ubuntu 20.04 chega em versão LTS (com maior tempo de suporte)

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Ubuntu 20.04 (imagem: divulgação/Canonical)

Nem a pandemia de coronavírus foi capaz de quebrar a tradição: seguindo com o seu compromisso de sempre lançar uma nova versão de sua distribuição Linux em abril, a Canonical anunciou, nesta quinta-feira (23), o Ubuntu 20.04 “Focal Fossa”. A novidade chega em versão LTS (Long Term Support).

O LTS indica, basicamente, que a distribuição tem tempo de suporte prolongado na comparação com as versões “normais”. A Canonical costuma liberar uma versão LTS a cada dois anos. No caso do Ubuntu 20.04, o suporte durará até 2025.

No aspecto técnico, uma das novidades da nova versão é o kernel Linux 5.4, que tem entre seus atributos suporte a uma gama maior de hardware (como as GPUs AMDNavi 12 e 14) e ao sistema de arquivos exFAT, por exemplo.

Para os desenvolvedores de plantão, o Ubuntu 20.04 traz recursos como:

  • glibc 2.31
  • OpenJDK 11
  • Python 3.8.2
  • PHP 7.4
  • Ruby 2.7.0
  • Perl 5.30
  • Golang 1.13

Também merece menção o suporte nativo ao WireGuard. Dentro de poucos meses, esta rápida e eficiente solução de VPN deverá ser comum a várias distribuições por ter sido integrada nativamente ao Linux 5.6.

Essa versão do kernel foi anunciada oficialmente no final de março, razão pela qual não houve tempo para que a Canonical pudesse prepará-la para o Ubuntu 20.04. Porém, isso não impediu a companhia de fazer sua própria implementação do WireGuard para não ter que disponibilizar esse recurso apenas na próxima versão do Ubuntu.

Ubuntu 20.04 - tela de login

Outros destaques deste lançamento incluem novas telas de login e bloqueio, Gnome 3.36, tema escuro, opção que desativa notificações no desktop (Do Not Disturb), suporte aprimorado ao sistema de arquivos ZFS (introduzido no Ubuntu 19.10), e, claro, as habituais correções de bugs.

Você pode baixar a imagem do Ubuntu 20.04 “Focal Fossa” no site oficial ou, se já for usuário da plataforma (Ubuntu 18.04 LTS ou Ubuntu 19.10), optar pela atualização automática.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados