Início » Aplicativos e Software » Ubuntu 20.04 “Focal Fossa” é lançado com kernel Linux 5.4 e VPN

Ubuntu 20.04 “Focal Fossa” é lançado com kernel Linux 5.4 e VPN

Ubuntu 20.04 chega em versão LTS (com maior tempo de suporte)

Emerson Alecrim Por

Nem a pandemia de coronavírus foi capaz de quebrar a tradição: seguindo com o seu compromisso de sempre lançar uma nova versão de sua distribuição Linux em abril, a Canonical anunciou, nesta quinta-feira (23), o Ubuntu 20.04 “Focal Fossa”. A novidade chega em versão LTS (Long Term Support).

Ubuntu 20.04

O LTS indica, basicamente, que a distribuição tem tempo de suporte prolongado na comparação com as versões “normais”. A Canonical costuma liberar uma versão LTS a cada dois anos. No caso do Ubuntu 20.04, o suporte durará até 2025.

No aspecto técnico, uma das novidades da nova versão é o kernel Linux 5.4, que tem entre seus atributos suporte a uma gama maior de hardware (como as GPUs AMDNavi 12 e 14) e ao sistema de arquivos exFAT, por exemplo.

Para os desenvolvedores de plantão, o Ubuntu 20.04 traz recursos como:

  • glibc 2.31
  • OpenJDK 11
  • Python 3.8.2
  • PHP 7.4
  • Ruby 2.7.0
  • Perl 5.30
  • Golang 1.13

Também merece menção o suporte nativo ao WireGuard. Dentro de poucos meses, esta rápida e eficiente solução de VPN deverá ser comum a várias distribuições por ter sido integrada nativamente ao Linux 5.6.

Essa versão do kernel foi anunciada oficialmente no final de março, razão pela qual não houve tempo para que a Canonical pudesse prepará-la para o Ubuntu 20.04. Porém, isso não impediu a companhia de fazer sua própria implementação do WireGuard para não ter que disponibilizar esse recurso apenas na próxima versão do Ubuntu.

Ubuntu 20.04 - tela de login

Outros destaques deste lançamento incluem novas telas de login e bloqueio, Gnome 3.36, tema escuro, opção que desativa notificações no desktop (Do Not Disturb), suporte aprimorado ao sistema de arquivos ZFS (introduzido no Ubuntu 19.10), e, claro, as habituais correções de bugs.

Você pode baixar a imagem do Ubuntu 20.04 “Focal Fossa” no site oficial ou, se já for usuário da plataforma (Ubuntu 18.04 LTS ou Ubuntu 19.10), optar pela atualização automática.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Meikson (@Meikson)

já estou colocando a iso no pendrive, espero que meu pc não fique preso na tela de login como na versão 19.10, pra quem quer se aventurar no linux, continuo achando o pop_os a melhor opção, eu particularmente chamo de ubuntu corrigido principalmente para quem tem vga nvidia, para deixar o pop_os como o ubuntu só precisa instalar o gnome tweaks para ativar os botões de minimizar e maximizar e a extensão dashtodock para ter a dock sempre visível

-edit

sim fiquei preso na tela de login, dane-se esse cocô de ubuntu, windows 10 2004 maior e melhor e tudo funciona, sem tempo irmão pra procurar tutorial de fazer login no computador

Eliézer José (@eliezerjose)

O maior feature na minha opinião é a coerência e maturidade da interface com o gnome, está muito lindo e fluído o sistema e finalmente temos um modo dark nativo.

Ubuntu Total (@Ubuntu_Total)

Estou á usar Ubuntu desde 2011 com 11.10 e interface unity. Acredito ser a melhor experiência em ambiente Linux para o trabalho. há empresas que adotam Ubuntu tanto pela facilidade de aprendizado como para poupar no TI. Infelizmente no Brasil há uma cultura herdada nas faculdades deTI de usar Windows como único sistema base para seus projetos. A Dell já aposta em venda de hardware com Ubuntu já um bom tempo.

Uriel (@Uriel)

Eu uso um notebook hybrido. Nvidia+ intel
Eu só mudei o boot e funciona bem! No ubuntu

Edilson Junior (@Edilson)

Essa versão tá boa demais. Até tirei o Mint que estava usando pra ir pro Ubuntu.

Henrique Picanço (@HenriquePicanco)

Talvez eu volte a usar o Ubuntu. Estive usando, em dual-boot com o Windows 10, mas recentemente eu o removi. Talvez seja hora de dar uma segunda oportunidade…

Marks Duarte (@marksduarte)

Minha distro favorita é o Ubuntu, fico tentado pra usar na máquina principal, porém com o wsl 2 do Windows chegando aí, acho que não vou conseguir largar a Microsoft tão cedo.

Leonardo G. Roese (@leonardoroese)

Não gostei muito do 18. 04, apesar de usar em servidores sem problemas, o Desktop não era muito bom, meio instável na suspensão do sistema, bloqueio de tela, quando entrava no swap também dava muito problema. Mudei para o Debian 10. Agora o 20.04 parece estar mais fluído, vou acompanhar o andamento quem sabe volto, mas agora prefiro mais fluidez e estabilidade.

Moto (@Moto)

O WSL 2 está disponível no Windows 10 builds 18917, ou seja, usuários insiders.
Que vantagens veria em relação ao Ubuntu?

Marks Duarte (@marksduarte)

Como só preciso do Linux para usar o bash e ambiente de desenvolvimento, usando o wsl consigo suprir a demanda e agora com as melhorias da versão 2, dificilmente vou precisar instalar Ubuntu em dual boot.

Bruno Cabral Peixoto (@Bruno_Cabral_Peixoto)

Kubuntu é vida (Super leve). O Ubuntu é pesadão.

Bruno Cabral Peixoto (@Bruno_Cabral_Peixoto)

Tenta o Kubuntu, acho bem melhor.