Início » Internet » Google avisará quando resultados da busca não forem bons

Google avisará quando resultados da busca não forem bons

Aviso do Google para resultados ruins deve evitar que usuário perca tempo com links inúteis

Emerson Alecrim Por

O objetivo do buscador do Google é um só: permitir que você encontre o que precisa logo nos primeiros resultados. Mas, às vezes, isso não é possível nem nos resultados posteriores. É por isso que, a partir de agora, o mecanismo irá avisar quando o usuário fizer uma busca que, provavelmente, não trará a informação desejada.

google pixel 3 xl

Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso, mas as buscas do Google melhoraram substancialmente nos último anos. Hoje, o mecanismo é eficiente até em identificar contextos. Por exemplo: dependendo das palavras que você usa, o mecanismo pode descobrir rapidamente quando você está pesquisando por vírus biológicos ou vírus que são malwares.

Esse avanço também permite que o Google exiba resultados acertados quando o usuário comete erros ortográficos ou leve em conta sinônimos, de modo que uma busca por “macaxeira frita”, por exemplo, poderá exibir resultados para “mandioca frita”.

Mas, apesar de tamanha sofisticação, nem sempre o Google é capaz de encontrar resultados relevantes para o usuário. É por isso que, nessas circunstâncias, o buscador passará a exibir uma mensagem com dizeres do tipo “parece que não há boas correspondências para a sua busca”.

Alerta de resultados ruins do Google

Os resultados ficarão disponíveis, portanto, será possível consultá-los. A ideia, porém, é evitar que o usuário perca tempo vasculhando links que, provavelmente, não terão serventia.

Para não deixar o usuário desamparado, o buscador exibirá, além do aviso e sempre que possível, pesquisas alternativas e orientações para que a busca possa ser reformulada.

Por ora, o aviso sobre buscas não muito boas aparece apenas para a versão em inglês do mecanismo. O Google explica que o alerta não deve surgir com muita frequência, afinal, o buscador exibe resultados acertados para a maioria esmagadora das pesquisas.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jefferson Rodrigues (@Jefferson_Rodrigues)

A Google também implementou uma função de medir a velocidade da Internet, no buscador, se o termo “teste de velocidade” for pesquisado. Achei bem legal!

DovahShy (@JustMonika)

Opa, não sabia dessa, obrigado.
Esse teste é uma versão um pouco mais acessível daquele para testar se sua internet aguentava o Stadia deles. Legal que até diz nos resultados se você consegue fazer streaming de vídeo.

João M. (@RonDamon)

Aqui não funfa muito bem. Tenho 100Mbps e no do Google exibe 72Mbps enquanto no Speedtest exibe os 100Mbps (até um pouco mais). Até no Fast.com da Netflix a velocidade é a correta.