Google avisará quando resultados da busca não forem bons

Aviso do Google para resultados ruins deve evitar que usuário perca tempo com links inúteis

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
google pixel 3 xl

O objetivo do buscador do Google é um só: permitir que você encontre o que precisa logo nos primeiros resultados. Mas, às vezes, isso não é possível nem nos resultados posteriores. É por isso que, a partir de agora, o mecanismo irá avisar quando o usuário fizer uma busca que, provavelmente, não trará a informação desejada.

Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso, mas as buscas do Google melhoraram substancialmente nos último anos. Hoje, o mecanismo é eficiente até em identificar contextos. Por exemplo: dependendo das palavras que você usa, o mecanismo pode descobrir rapidamente quando você está pesquisando por vírus biológicos ou vírus que são malwares.

Esse avanço também permite que o Google exiba resultados acertados quando o usuário comete erros ortográficos ou leve em conta sinônimos, de modo que uma busca por “macaxeira frita”, por exemplo, poderá exibir resultados para “mandioca frita”.

Mas, apesar de tamanha sofisticação, nem sempre o Google é capaz de encontrar resultados relevantes para o usuário. É por isso que, nessas circunstâncias, o buscador passará a exibir uma mensagem com dizeres do tipo “parece que não há boas correspondências para a sua busca”.

Alerta de resultados ruins do Google

Os resultados ficarão disponíveis, portanto, será possível consultá-los. A ideia, porém, é evitar que o usuário perca tempo vasculhando links que, provavelmente, não terão serventia.

Para não deixar o usuário desamparado, o buscador exibirá, além do aviso e sempre que possível, pesquisas alternativas e orientações para que a busca possa ser reformulada.

Por ora, o aviso sobre buscas não muito boas aparece apenas para a versão em inglês do mecanismo. O Google explica que o alerta não deve surgir com muita frequência, afinal, o buscador exibe resultados acertados para a maioria esmagadora das pesquisas.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados