Início » Gadgets » O que é True Tone? [iPhones, iPads e Macs]

O que é True Tone? [iPhones, iPads e Macs]

O que é e como ativar o True Tone; recurso do iPhone, do iPad e do MacBook ajusta cores da tela de acordo com a luz ambiente

Ronaldo Gogoni Por
TB Responde

O True Tone é uma tecnologia que a Apple implementa nas telas dos iPhones, iPads e Macs para sempre exibir cores em tons naturais, de acordo com a luz ambiente. Sendo assim, independente de estar sob Sol forte ou debaixo de uma lâmpada de LED, as cores não parecerão distorcidas ou “lavadas”. Saiba o que é o True Tone e como ativar.

O que é?

O True Tone é uma tecnologia de tela que foi introduzida no iPad Pro de 9,7 polegadas em 2016 e, desde então, vem sendo implementada nos modelos mais recentes das linhas iPhone, iPad Pro, iPad Air, iPad mini, MacBook Air e MacBook Pro, além de ser compatível com o Apple Thunderbolt Display e os monitores UltraFine 4K e 5K da LG.

O sistema usa quatro sensores de luminosidade acoplados na tela para analisar a quantidade de luz disponível no ambiente; com essas informações, ajusta-se a tonalidade e intensidade das cores no display, para que sempre exiba imagens em tons naturais, sem aberrações cromáticas.

Imagine que você está na rua, debaixo do Sol forte e puxa seu iPhone do bolso. A tela irá identificar a quantidade de luz e ajustar as cores para que elas não fiquem estouradas. Ao mesmo tempo, se você estiver em casa à noite, sob uma luz branca fluorescente, o recurso vai configurar as cores de modo que elas não fiquem lavadas.

Apple / iPad / True Tone

O True Tone é inteligente ao ponto de oferecer ajustes para diversos tipos de situação (luz direta, lâmpadas fluorescentes, LEDs ou incandescentes, Sol, tempo nublado, cores diferentes de luz, etc.) e retornar configurações adequadas, sempre tendo como objetivo a reprodução de cores mais natural possível aos olhos do usuário.

Claro que há contraindicações… para profissionais visuais, como fotógrafos, é recomendado não usar o True Tone durante a edição de imagens para que o recurso não mostre cores que “não existem”, a fim de sempre visualizar as tons naturais de uma fotografia. Para consumo de mídia, entretanto, a função é um bom recurso adicional.

Como ativar o True Tone

1. No iPhone, iPad e iPod Touch

Apple / True Tone no iPhone

  1. Abra o app “Ajustes”;
  2. Toque em “Tela e Brilho”;
  3. Ligue a chave “True Tone”.

Simples assim.

2. No Mac

Apple / True Tone no Mac

  1. Clique no “Menu Apple” (símbolo da 🍎), “Preferências do Sistema”;
  2. Clique em “Monitores”;
  3. Clique na aba “Monitor” e marque a caixa “True Tone”.

E pronto.

Comentários da Comunidade

1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Participe da discussão