Nintendo confirma que 160 mil contas foram acessadas indevidamente

Senhas foram obtidas ilegalmente por meios externos; acessos ocorreram por meio da Nintendo Network ID (NNID)

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Nintendo Switch Lite em ação (Imagem: Melissa Cruz Cossetti/Tecnoblog)

A Nintendo confirmou nesta sexta-feira (24) que 160 mil contas foram acessadas indevidamente após nomes de usuário e senhas terem sido obtidos de maneira ilegal por meios externos. Os próprios usuários do serviço relatavam logins suspeitos desde a semana passada e alguns tiveram compras não autorizadas realizadas em suas contas; a companhia investigava os casos desde então.

O comunicado da Nintendo esclarece que os dados de acesso foram capturados por outros meios que não os próprios serviços da empresa. Os logins eram realizados por meio da Nintendo Network ID (NNID), utilizada nos consoles Wii U e Nintendo DS, que podia ser vinculada a uma conta Nintendo, compatível com o Switch e outros produtos mais recentes.

Para conter o problema, a Nintendo desativou a possibilidade de fazer login em uma conta Nintendo por meio de uma NNID. Além disso, a empresa redefiniu as senhas de todos os usuários que podem ter sido atacados; a Nintendo estima que 160 mil contas foram acessadas desde o início de abril. Essas pessoas serão notificadas por e-mail.

Entre as informações que podem ter sido visualizadas estão nomes, datas de nascimento, sexo, país e endereços de e-mail. Segundo a Nintendo, números de cartões de crédito não foram acessados, mas compras indevidas de itens e jogos podem ter sido efetuadas. Nesse caso, será necessário entrar em contato com a empresa para cancelar a transação.

A recomendação mais simples é trocar a senha, mas o mais importante é ativar o recurso de verificação de duas etapas na sua conta Nintendo. Isso deve impedir que acessos não autorizados sejam realizados futuramente, ainda que sua senha vaze de alguma forma.

Receba mais sobre Nintendo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados