Não há como negar que PDF, apesar de propriedade da Adobe, é dos tipos de arquivos mais universais no meio digital. Independente da plataforma ele sempre está presente. No Mac OS X a possibilidade de ler esse tipo de documento está embutida no sistema desde as primeiras versões. Inclusive a interface do Mac OS usa a tecnologia Quartz para modelar imagens e textos, que é baseada em componentes do PDF.

É por isso que você consegue não só visualizar, como manipular PDFs de forma bem simples e rápida, sem necessidade de instalar softwares de terceiros.

PDF não é só para visualização

Alguns usuários caracterizam o PDF como “aquele documento que não pode ser alterado”, mas isso não é totalmente verdade. No Mac você não vai conseguir editar o conteúdo textual ou de imagem sem usar ferramentas de terceiros, porém vai conseguir manipular páginas e gerar novos documentos de forma nativa.

Digamos que você tenha um trabalho da faculdade para apresentar, e os assuntos que você precisa estudar estão em dois PDFs diferentes. E de um deles você só precisa de apenas uma página. Abra os dois arquivos lado a lado no programa Pré-Visualização e certifique-se que a barra lateral está visível e no modo Miniaturas:

Simplesmente clique e arraste a miniatura da página da barra lateral de um documento para a barra do outro:

Clique para ampliar

Com a mesma técnica você pode mudar a ordem das páginas de qualquer PDF, desde que não esteja protegido. O velho Command-S para salvar e pronto.

Quer apagar uma ou mais páginas? Na mesma barra lateral selecione a miniatura das páginas inúteis e vá até o menu Editar > Apagar:

Apagar página | Clique para ampliar

Se o que você quer é só exportar uma página para um documento PDF separado, a coisa não poderia ser mais simples. É só arrastar a miniatura da página selecionada para sua Mesa e um novo arquivo PDF será criado a partir dela:

Arrastar página para o desktop (GIFs animados ainda vivem)

Criar PDF de qualquer arquivo

Já que falei da capacidade nativa do Mac OS X de manipulação de PDFs já criados, vale lembrar que ele também possibilita que você crie PDFs a partir de qualquer software em que a opção Imprimir está ativa. Isso mesmo, no Mac se você pode imprimir significa que também pode gerar um PDF. Isso não deve ser novidade para quem é usuário da plataforma há algum tempo.

Vamos considerar a impressão no Safari, no já familiar menu Arquivo > Imprimir (Command-P) encontramos as opções relacionadas ao PDF no painel de impressão. O sistema possibilita pré-visualizar a impressão de páginas, mesmo que você não tenha uma impressora conectada no momento. Ele simplesmente gera um PDF e abre no software Pré-Visualização:

Pré-visualizar | Clique para ampliar

No mesmo painel há também um botão com um menu totalmente dedicado à criação de PDFs, com o qual você pode salvar direto para um arquivo sem abrir o Pré-Visualização, enviar o PDF em anexo por e-mail ou até enviar direto para o iPhoto.

Salvar como PDF | Clique para ampliar

Agora você já pode impressionar seus amigos mostrando seus poderes de cavaleiro Jedi de manipulação de PDFs, enquanto eles acham que só podem visualizar (como um simples Jedi Padawan).

Comentários

Envie uma pergunta