Início » Gadgets » Jato de tinta, laser ou tanque: qual impressora comprar?

Jato de tinta, laser ou tanque: qual impressora comprar?

Saiba as diferenças entre jato de tinta, laser e tanque e descubra qual impressora comprar para sua casa ou escritório

Bruno Gall De Blasi Por
TB Responde

Escolher uma impressora para home office não é uma tarefa tão simples quanto parece. Além dos vários modelos à venda por diversas fabricantes, ainda há uma pergunta que não cala: jato de tinta, laser ou tanque, qual impressora comprar?

Saiba qual impressora comprar (Foto por Jamison Judd/Flickr)

O que é impressora jato de tinta?

As impressoras jato de tinta já são velhas conhecidas de todos nós. Elas são as mais populares para uso doméstico, justamente pela praticidade. São equipamentos mais baratos, embora a manutenção e compra de cartuchos pese um pouco no bolso.

Esse tipo de impressora é indicado para quem faz uso moderado do aparelho. Isto se dá, principalmente, pelo preço do cartucho de tinta, cuja dupla (preto e colorido) pode ultrapassar a faixa de R$ 100, mesmo sem imprimir um grande volume de páginas.

A impressora jato de tinta também pode ser indicada caso queira imprimir fotos, pois é mais versátil até mesmo com o tipo de papel aceito, incluindo o papel fotográfico.

Impressora jato de tinta (Foto: André Karwath)

O que é impressora a laser?

Já as impressoras a laser têm a atenção dos escritórios. A sua vantagem está na velocidade, esse tipo de equipamento é capaz de imprimir grande quantidade de páginas em menor tempo que a jato de tinta. Afinal, o foco está na alta demanda.

A impressora a laser, porém, possui restrições notáveis. A começar pela compatibilidade com o toner colorido, pois nem todas aceitam. O preço vêm na sequência, já que são equipamentos mais caros. Elas também ocupam um espaço considerável. Seu uso é mais indicado para uso constante de impressões de documentos, textos e gráficos.

Impresora tanque de tinta (Foto: Bruno Ticianelli/Pexels)

O que é impressora tanque de tinta?

As impressoras tanque de tinta oferecem o melhor custo-benefício entre as três. Diferentemente das demais, estes equipamentos possuem compartimentos para armazenar a tinta, em vez de utilizar cartuchos ou toners comprados por unidade.

Isto significa que as impressoras tanque de tinta podem ser ideais para imprimir grandes volumes de páginas com apenas uma recarga. Além disso, a alta qualidade de impressão é uma marca registrada de boa parte dos modelos à venda.

Esses equipamentos, porém, requerem um investimento inicial um pouco maior, embora os custos de manutenção sejam consideravelmente menores. A velocidade de impressão também tende a ser inferior, quando comparadas com as demais.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação