O que é o scanner LiDAR do iPhone Pro e iPad Pro?
Apple estreou o scanner LiDAR no iPad Pro 2020 e também o adicionou no iPhone 12 Pro e Pro Max; entenda para que serve o sensor
TB Responde
O scanner LiDAR, presente no iPhone 12 Pro, iPhone 12 Pro Max e iPad Pro 2020, tem um sensor capaz de medir ambientes e objetos com maior precisão para recursos de realidade aumentada. Entenda o que é e para que serve o LiDAR.
Antes de tudo, é preciso esclarecer que o scanner LiDAR não é uma exclusividade da Apple, tampouco uma invenção da empresa. LiDAR é uma sigla para “Light Detection And Ranging” (“detecção e alcance da luz”, em tradução livre). Ou seja, trata-se de um método capaz de detectar e medir distância de objetos em um ambiente.
Isto é possível graças à emissão de ondas infravermelhas pelo dispositivo, que “viajarão” pelo ar até alcançar um objeto ou superfície. Os feixes, então, serão refletidos para o scanner do aparelho, com as informações necessárias para mapear o ambiente.
Todo esse processo é realizado em instantes e, claro, não é visível aos olhos humanos. Você pode conferir uma simulação neste vídeo da NEON Science, dos Estados Unidos.
A capacidade de medir ambientes do LiDAR é uma característica muito requisitada por cientistas e profissionais que dependem de cálculos precisos no cotidiano. Isso facilita inúmeros trabalhos, como o mapeamento de florestas e terrenos, por exemplo.
Os dispositivos da Apple fazem um uso um pouco diferente do método. Além das aplicações mais “tradicionais”, a tecnologia pode ser utilizada para recursos de realidade aumentada em celulares e tablets, como falaremos mais adiante.
Já vimos que o scanner LiDAR é um grande aliado de cientistas, engenheiros, geólogos e demais profissões. Mas como ele funciona e para que serve o recurso nos dispositivos da Apple?
Segundo a empresa, o scanner LiDAR “mede a distância até cinco metros de objetos do ambiente em nanossegundos”. Ele também funciona em qualquer ambiente, seja ao ar livre ou fechado. As aplicações do sensor estão centradas em realidade aumentada.
O aplicativo Medidas é um dos exemplos positivos dados pela Apple. A fabricante explica que o recurso permitirá fazer o cálculo de altura de uma pessoa e da distância entre objetos com mais agilidade e precisão.
Outros usos da tecnologia são previstos graças ao ARKit e à API Scene Geometry. Isto significa que desenvolvedores poderão levar o scanner LiDAR aos seus aplicativos para inúmeras utilidade, inclusive jogos.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis