Veja se seu celular está no vazamento do Facebook que afetou 533 milhões

Have I Been Pwned mostra se seu número de celular foi exposto no vazamento do Facebook; 8 milhões de brasileiros foram afetados

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook em um Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Facebook em um Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O serviço Have I Been Pwned, comandado há anos pelo especialista em segurança Troy Hunt, é bastante conhecido por ajudar a descobrir se e-mails e senhas foram expostos. No entanto, isso não era muito útil para o vazamento do Facebook, focado em números de celular. Felizmente, o site agora informa se seu número foi vazado – 8 milhões de brasileiros estão na lista. Veja como descobrir se isso afetou você.

Hunt explica em seu blog que, na maioria dos vazamentos, os números de celular aparecem com muito menos frequência que endereços de e-mail, portanto não havia muita utilidade em incluí-los na busca do Have I Been Pwned.

“Os dados do Facebook mudaram tudo isso; existem mais de 500 milhões de números de telefone, mas apenas alguns milhões de endereços de e-mail”, afirma Hunt. Por isso, mais de 99% das pessoas que foram afetadas não saberiam disso ao colocarem o e-mail no Have I Been Pwned.

Há outro motivo para Hunt incluir números de telefone na busca: ele notou um surgimento repentino de clones do Have I Been Pwned; um deles se chama Have I Been Zucked e é focado no vazamento do Facebook. “É lisonjeiro ver meu projeto influenciar outras pessoas, mas não tenho absolutamente nenhuma ideia se qualquer uma das múltiplas variações que já vi são confiáveis”, ele diz.

Não há como saber se seu número esteve em outros vazamentos anteriores. “Não vou vasculhar grandes volumes de dados de brechas antigas e analisar números de telefone; mas caso a situação do Facebook se repita no futuro, estarei bem posicionado para lidar com isso”, explica Hunt.

Além disso, a única forma de conferir se você foi afetado é visitando o site. O Mozilla Firefox e o 1Password usam o Have I Been Pwned para conferir se suas credenciais estão em um vazamento; no entanto, isso não será expandido para números de celular por enquanto. Hunt promete reanalisar esse assunto no futuro caso haja demanda suficiente.

Como saber se meu celular vazou?

Have I Been Pwned mostra se seu número de celular vazou (Imagem: Reprodução)

Have I Been Pwned mostra se seu número de celular vazou (Imagem: Reprodução)

Para conferir se seu número de celular está no vazamento do Facebook, basta seguir estes passos:

  1. visite o site haveibeenpwned.com no seu computador ou celular;
  2. digite 55 + DDD + número de celular: por exemplo, se seu número é (11) 98765-4321, você deverá digitar 5511987654321;
  3. se o seu número estiver no vazamento, você verá o aviso “Oh no — pwned!” em vermelho; caso contrário, aparece a mensagem “Good news — no pwnage found!” em um fundo verde.

O que há no vazamento do Facebook?

Números de celular e nomes foram vazados do Facebook (Imagem: Reprodução)

Números de celular e nomes foram vazados do Facebook (Imagem: Reprodução)

Tecnoblog apurou que foram expostas estas informações sobre 8.064.916 perfis do Brasil:

  • número de celular;
  • ID do Facebook (código numérico usado no endereço facebook.com/profile.php?id=[número] para acessar seu perfil);
  • nome e sobrenome;
  • gênero (na grande maioria dos casos).

Há mais categorias de dados nesse vazamento, mas elas correspondem a relativamente poucos dos usuários expostos:

  • cidade atual;
  • cidade de origem;
  • status de relacionamento;
  • empresa onde trabalha;
  • endereço de e-mail;
  • data de nascimento;
  • data em que os dados foram coletados.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados