Início » Aplicativos e Software » Google descontinua Shoelace, rede social que você não lembrava que existia

Google descontinua Shoelace, rede social que você não lembrava que existia

A rede social não chegou a ter um ano de vida e ficou restrita como um projeto que aconteceu apenas em Nova York

André Fogaça Por

Lembra aquela rede social que o Google criou, chamada Shoelace e que era hiperlocal, por convite e só em uma cidade? Não? Tudo bem, ele vai fechar mais uma rede social e essa seria um problema nos dias de isolamento social que temos por conta da pandemia de COVID-19.

Google Shoelace

O Shoelace foi criado em julho do ano passado e já tem data para morrer: 12 de maio. Ele foi desenvolvido em uma incubadora de ideias do próprio Google, chamada de Area 120 e tinha como um dos objetivos em reunir pessoas próximas (literalmente vizinhos) que curtem a mesma coisa. O objetivo real oficial era juntar pessoas em um local, tudo que não deve ser feito neste momento.

A ideia era assim: você olhava em um mapa que um grupo de pessoas que gostam de praticar yoga ou passear com os cachorros marcaram um passeio, então era só entrar no grupo e encontrar todo mundo no dia marcado. Tudo isso só funcionou na cidade de Nova York.

No documento que explica o motivo para o fim do Shoelace, a própria equipe diz que
“dada a atual crise de saúde, não achamos que agora é a hora certa de investir mais nesse projeto”. O fim dos acessos para o app está marcado para o dia 12 de maio, que é quando todos os dados de todos os usuários também serão removidos dos servidores.

Quem utiliza a rede social e tem alguma informação por lá, poderá baixar os dados antes do fatídico dia. Para isso é necessário preencher um formulário, que pode ser encontrado aqui.

A rede social diz que não existem planos para reativar o Shoelace em algum momento do futuro. Isso significa que ele estará em um lugar que divide espaço com Orkut e Google+. Chega de redes sociais, certo Google?

Com informações: Engadget.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

John Smith (@john)

Me parece mais uma funcionalidade que pode ser implementada a uma rede social existente do que algo que justifique a criação de toda uma nova rede social somente em torno disso.

Henrique Picanço (@HenriquePicanco)

O Google não vai sossegar. Eles querem emplacar uma rede social, quer queiramos ou não. Vão fazer de novo, e vai dar errado de novo. É questão de tempo.

Eric Viana (@Eric_Viana)

Só vai funcionar quando eles criarem a próxima rede social “quente” ou comprarem uma que está em expansão forte (como é o caso do TikTok). Lembrando que a rede social quente é sempre onde a molecada está e não os vovôs e vovós que geralmente chegam na rede quando a mesma está impregnada de propagandas e vários problemas associados.

Vimos esse movimento de saída dos mais jovens do Facebook para o Instagram que se manteve relevante copiando descaradamente as funções do Snapchat (Stories e Filtros) no momento em que a rede havia começado sua expansão.

E agora vocês podem observar claramente o mesmo movimento dos grupos de jovens e early adopters migrando para conteúdos no TikTok. Durante um tempo esse pessoal produz conteúdo nas duas redes até que abandonam o espaço anterior para os mais velhos.

Eu (@Keaton)

Poha… desculpinha furada do Google. Se a rede social não fazia sentido, era só descontinuar como fez com diversos outros produtos. Não vai jogar a culpa no COVID, né…

Jonata Silva (@Jonata_Silva)

Mais uma rede social do Google que Flopou…