Google descontinua Shoelace, rede social que você não lembrava que existia

A rede social não chegou a ter um ano de vida e ficou restrita como um projeto que aconteceu apenas em Nova York

André Fogaça
Por
• Atualizado há 8 meses
Google Shoelace

Lembra aquela rede social que o Google criou, chamada Shoelace e que era hiperlocal, por convite e só em uma cidade? Não? Tudo bem, ele vai fechar mais uma rede social e essa seria um problema nos dias de isolamento social que temos por conta da pandemia de COVID-19.

O Shoelace foi criado em julho do ano passado e já tem data para morrer: 12 de maio. Ele foi desenvolvido em uma incubadora de ideias do próprio Google, chamada de Area 120 e tinha como um dos objetivos em reunir pessoas próximas (literalmente vizinhos) que curtem a mesma coisa. O objetivo real oficial era juntar pessoas em um local, tudo que não deve ser feito neste momento.

A ideia era assim: você olhava em um mapa que um grupo de pessoas que gostam de praticar yoga ou passear com os cachorros marcaram um passeio, então era só entrar no grupo e encontrar todo mundo no dia marcado. Tudo isso só funcionou na cidade de Nova York.

No documento que explica o motivo para o fim do Shoelace, a própria equipe diz que
“dada a atual crise de saúde, não achamos que agora é a hora certa de investir mais nesse projeto”. O fim dos acessos para o app está marcado para o dia 12 de maio, que é quando todos os dados de todos os usuários também serão removidos dos servidores.

Quem utiliza a rede social e tem alguma informação por lá, poderá baixar os dados antes do fatídico dia. Para isso é necessário preencher um formulário, que pode ser encontrado aqui.

A rede social diz que não existem planos para reativar o Shoelace em algum momento do futuro. Isso significa que ele estará em um lugar que divide espaço com Orkut e Google+. Chega de redes sociais, certo Google?

Com informações: Engadget.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados