Início » Celular » iOS 13.5 beta tem recurso de COVID-19 e pula Face ID se você usar máscara

iOS 13.5 beta tem recurso de COVID-19 e pula Face ID se você usar máscara

iOS 13.5 beta é o primeiro com API de notificação de exposição para monitorar coronavírus

Paulo Higa Por

A Apple lançou nesta quarta-feira (29) o primeiro beta do iOS 13.5, que traz recursos relacionados à pandemia de COVID-19 entre as principais novidades. Esta é a primeira versão do sistema operacional para iPhones com a API de notificação de exposição, desenvolvida em parceria com o Google. E o Face ID também deixa de ser um problema: o reconhecimento facial pula direto para a senha se você estiver de máscara.

iOS 13.5 - Recurso de notificação de exposição ao coronavírus (Foto: Paulo Barba/Tecnoblog)

Apesar de ser o primeiro beta, o nome oficial da versão distribuída para os desenvolvedores é iOS 13.5 beta 3. Isso porque ele é baseado no iOS 13.4.5, que já passou por dois betas — mas a numeração da versão sempre é alterada quando o kit de desenvolvimento muda, daí a estranheza. Detalhes técnicos à parte, a grande novidade é o recurso de notificações de exposição à COVID-19.

A função já pode ser vista nas configurações de Saúde, dentro do menu Privacidade do app Ajustes. A tela permite ativar ou desativar as notificações de exposição e esclarece que o iPhone utiliza o Bluetooth para compartilhar, de forma segura, códigos de identificação aleatórios com dispositivos próximos para te alertar se você ficou exposto ao coronavírus.

A tecnologia, desenvolvida em uma parceria entre Apple e Google, tem participação anônima e voluntária. Inicialmente, ela será utilizada em aplicativos de órgãos de saúde, que poderão oferecer recomendações para pessoas que entraram em contato com outras que testaram positivo para COVID-19. Futuramente, o recurso será nativo do sistema e poderá emitir alertas sem necessidade de nenhum aplicativo adicional.

Vale lembrar que a API de notificação de exposição não estará disponível para todos os desenvolvedores; ela só será liberada para autoridades de saúde pública, para garantir que os dados sejam coletados, armazenados e tratados de forma segura.

iOS pula reconhecimento facial para quem está de máscara

O beta do iOS 13.5 também resolve um problema que muitos descobriram em tempos de precaução contra o novo coronavírus: a tecnologia de reconhecimento facial não funciona se você estiver vestindo uma máscara (embora seja possível treiná-la). Pior: o celular tenta fazer o desbloqueio por alguns segundos e só depois dos fracassos mostra sozinho a opção de digitar a senha.

https://twitter.com/Sonikku_a2/status/1255548928113573894

Pois bem: com a nova versão, você poupa tempo no momento do desbloqueio porque o iPhone já entra direto na tela de digitar a senha caso detecte que o usuário está com uma máscara no rosto. Dessa forma, o processo fica invertido: se você quiser mesmo utilizar o Face ID, pode deslizar para cima na tela de senha.

Colaborou: Paulo Barba.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cato (@cato)

Acho que não vai virar. Pra funcionar legal, a massa teria que participar. A maioria não mantém o bluetooth ligado sem estar conectado a um dispositivo. Ainda há a ideia que manter o bluetooth ligado aumenta o consumo da bateria. Falo por mim, mesmo sabendo disso, mantenho desligado pq não vejo sentido manter ligado sem uso.

Schio ☭ (@Sckillfer)

Será que 2020 vai forçar Apple e Google ao retorno do sensor de impressão digitais?

Fabricio de Oliveira Silva (@LonelyEagle)

Que é bem melhor, na minha opinião, apesar de nunca ter usado Face ID, acho a digital mais prática, ainda mais quando está na parte frontal do celular.

Vítor Gomes (@vctgomes)

No Android, o Bluetooth e Wi-Fi continuam ativos mesmo com o toggle desativado pra auxiliar exatamente na localização.

Screenshot_20200430-111931_Settings1080×2280 120 KB

Essa opção, é claro, pode ser desativada tbm, mas serve de adendo pra aqueles alucinados que desativam até as redes móveis ou sincronização pra “poupar” bateria.

No iOS existe uma coisa similar. O Wi-Fi e o Bluetooth só desconectam dos dispositivos qnd vc tenta “desativar” pela central de controles. Pra desativar por completo as tecnologias vc precisa abrir o app de ajustes, abrir a opção de Wi-Fi e clicar em desligar.

Vítor Gomes (@vctgomes)

Realmente a digital é bem prática, mas o FaceID tbm traz várias melhorias, como desbloquear as notificações pra vc lê-las.

Além disso funciona super bem e é muito natural, diferentemente da porcaria do sensor de digitais do S10, que parece q erra mais do q acerta

Cato (@cato)

Mantenho desligado nos ajustes do iOS por uma antiga mania desde a época que o bluetooth consumia mais bateria. Manterei frequentemente ativo quando começar funcionar.