iOS 13.5 beta tem recurso de COVID-19 e pula Face ID se você usar máscara

iOS 13.5 beta é o primeiro com API de notificação de exposição para monitorar coronavírus

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iOS 13.5 - Recurso de notificação de exposição ao coronavírus (Foto: Paulo Barba/Tecnoblog)

A Apple lançou nesta quarta-feira (29) o primeiro beta do iOS 13.5, que traz recursos relacionados à pandemia de COVID-19 entre as principais novidades. Esta é a primeira versão do sistema operacional para iPhones com a API de notificação de exposição, desenvolvida em parceria com o Google. E o Face ID também deixa de ser um problema: o reconhecimento facial pula direto para a senha se você estiver de máscara.

Apesar de ser o primeiro beta, o nome oficial da versão distribuída para os desenvolvedores é iOS 13.5 beta 3. Isso porque ele é baseado no iOS 13.4.5, que já passou por dois betas — mas a numeração da versão sempre é alterada quando o kit de desenvolvimento muda, daí a estranheza. Detalhes técnicos à parte, a grande novidade é o recurso de notificações de exposição à COVID-19.

A função já pode ser vista nas configurações de Saúde, dentro do menu Privacidade do app Ajustes. A tela permite ativar ou desativar as notificações de exposição e esclarece que o iPhone utiliza o Bluetooth para compartilhar, de forma segura, códigos de identificação aleatórios com dispositivos próximos para te alertar se você ficou exposto ao coronavírus.

A tecnologia, desenvolvida em uma parceria entre Apple e Google, tem participação anônima e voluntária. Inicialmente, ela será utilizada em aplicativos de órgãos de saúde, que poderão oferecer recomendações para pessoas que entraram em contato com outras que testaram positivo para COVID-19. Futuramente, o recurso será nativo do sistema e poderá emitir alertas sem necessidade de nenhum aplicativo adicional.

Vale lembrar que a API de notificação de exposição não estará disponível para todos os desenvolvedores; ela só será liberada para autoridades de saúde pública, para garantir que os dados sejam coletados, armazenados e tratados de forma segura.

iOS pula reconhecimento facial para quem está de máscara

O beta do iOS 13.5 também resolve um problema que muitos descobriram em tempos de precaução contra o novo coronavírus: a tecnologia de reconhecimento facial não funciona se você estiver vestindo uma máscara (embora seja possível treiná-la). Pior: o celular tenta fazer o desbloqueio por alguns segundos e só depois dos fracassos mostra sozinho a opção de digitar a senha.

Pois bem: com a nova versão, você poupa tempo no momento do desbloqueio porque o iPhone já entra direto na tela de digitar a senha caso detecte que o usuário está com uma máscara no rosto. Dessa forma, o processo fica invertido: se você quiser mesmo utilizar o Face ID, pode deslizar para cima na tela de senha.

Colaborou: Paulo Barba.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados