Início » Aplicativos e Software » Bug no macOS pode lotar armazenamento ao importar fotos

Bug no macOS pode lotar armazenamento ao importar fotos

O problema está na importação e conversão de fotos no formato HEIF com o aplicativo que vem em todo macOS recente

André Fogaça Por

Desenvolvedores do aplicativo NeoFinder descobriram um bug que pode facilmente lotar o espaço interno do macOS ao utilizar a ferramenta Captura de Imagem para fotos. O erro ocorre quando elas são importadas com o app, com a conversão de formato ativada e que adiciona 1,5 MB de espaço cheio de vários nadas ao arquivo final.

macbook pro tecnoblog macOS catalina

O Captura de Imagem é um app que vem em todo macOS recente, muito útil quando o usuário pluga uma câmera (pode até ser um iPhone, iPod Touch ou iPad) e quer importar a biblioteca de fotos e vídeos para dentro do computador. Alguns destes aparelhos utilizam o formato HEIF para fotos, que consegue diminuir o tamanho final do arquivo, mantendo quase que toda a qualidade.

É justamente neste momento que o bug acontece, na conversão para JPG. Basta não selecionar a “Manter Originais” para que o arquivo final fique com 1,5 MB extra ao tamanho que deveria ter. Este tamanho extra tem vários zeros no código, que é o mesmo que vários nadas.

espaco vazio macos captura de imagem

O problema pode ser pequeno para quem tem cinco fotos, mas 1 mil fotos garantiram 1,5 GB deste problema. Fechando em 5 mil fotos importadas e o tamanho sobe para 7,5 GB. Se você é daqueles que tira foto de tudo em todos os momentos e está com 50 mil fotos guardadas, terá 75 GB de muitos nadas.

Alguns modelos base de MacBooks Air contam com 128 GB de SSD, isso garantiria todo o armazenamento do macOS lotado só com fotos e o espaço dos nadas.

A Apple já entrou em contato com os desenvolvedores, o que pode ser indício de que estão cientes do problema e precisam de mais informações para poder criar uma correção. Outro detalhe importante é que a falha também está presente em outros apps que utilizam alguma parte do Captura de Imagem.

Com informações: 9to5Mac.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Schio ☭ (@Sckillfer)

Eu nunca tinha usado esse app… Até que eu dei de cara com ele e descobri que ele serve para escanear… E eu sempre usando o preview pra isso.

@bkdwt

Comprando crapbook em pleno 2020…
1588450592380638×1196 455 KB