Início » Computador » USB4 terá suporte a DisplayPort 2.0 e telas 8K com HDR

USB4 terá suporte a DisplayPort 2.0 e telas 8K com HDR

Faz sentido: tanto o USB4 quanto o DisplayPort 2.0 (capaz de atingir até 80 Gb/s) são baseados nas especificações do Thunderbolt 3

Emerson Alecrim Por

O USB 3.2 nem chegou direito ao mercado, mas o caminho para o USB4 (assim mesmo, tudo junto) já vem sendo preparado. Além de velocidade de 40 Gb/s (gigabits por segundo) na transferência de dados e suporte ao Thunderbolt 3, sabe-se agora que a tecnologia será plenamente compatível com o padrão DisplayPort 2.0.

A Video Electronics Standards Association (VESA) anunciou as primeiras especificações do DisplayPort 2.0 em junho de 2019 e, nesta semana, revelou o DisplayPort Alt Mode 2.0, atributo que oferece justamente compatibilidade com o USB4.

Na prática, isso significa que o USB4 (com porta USB-C) poderá trabalhar com telas 8K com 60 Hz e HDR ou 16K com 60 Hz, por exemplo. Não que iremos ter conteúdos com essas características em curto ou médio prazo, mas essa é uma forma de reforçar que tanto o DisplayPort 2.0 quanto o USB4 foram preparados para transmissões em altíssima definição.

USB-C (imagem: Pixabay)

Mas surge a dúvida: o DisplayPort 2.0 funciona com taxas de 80 Gb/s enquanto o USB4 suporta até 40 Gb/s. Se é assim, como ambos os padrões podem ser plenamente compatíveis?

Existe um truque. O USB4 funciona como uma estrada de mão dupla, por assim dizer. Logo, o padrão pode trabalhar com 40 Gb/s tanto no envio quanto no recebimento de dados. O que o DisplayPort Alt Mode 2.0 faz, essencialmente, é remapear os pinos do USB-C para que estes trabalhem em um sentido só, fazendo a conexão alcançar os 80 Gb/s.

Tecnicamente, essa não é uma mudança muito complexa. Como o USB4 não promove nenhuma alteração física no conector USB-C, a VESA só precisou realizar uma atualização no nível do protocolo do DisplayPort.

Tem mais: tanto o DisplayPort 2.0 quanto o USB4 são baseados nas especificações do Thunderbolt 3, logo, a estrutura de sinalização e pinagem é praticamente a mesma em ambas as tecnologias. Graças a isso, o DisplayPort Alt Mode 2.0 também poderá suportar cabos USB4.

Quando? Os primeiros dispositivos baseados em ambos os padrões são esperados para 2021.

Com informações: AnandTech.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eu (@Keaton)

USB-C mal se tornou um padrão de mercado, já querem o 4.0. D:

Bruno Cabral Peixoto (@Bruno_Cabral_Peixoto)

O curioso é que o Kernel do Linux já deve ganhar um driver pro USB 4.0 nas próximas versões.

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

O mais importante do USB-C era o formato do hardware.

Tendo isso, a tecnologia por trás precisa continuar evoluindo de agora em diante.

Leonardo Alberto Souza (@leobetosouza)

USB-C é “só” o padrão do conector, ele é usado atualmente tanto pelo USB 3.2 quanto pelo Thunderbolt 3. Os protocolos do USB 3.2 e do Thunderbolt 3 são diferentes, embora você possa usar um cabo Thunderbolt 3 numa porta USB 3.2, você não pode usar um cabo USB 3.2 pra fazer uma transmissão usando Thunderbolt 3.

USB4 será compatível tanto com USB 3.2, tanto com Thunderbolt 3… à princípio não existirá um Thunderbolt 4, pois a especificação foi incorporada ao USB4.

Em suma: USB-C é o plug para todos dominar… matou a USB, a micro USB, a mini display port (usada pela Thunderbolt) e a display port… tomara que as próximas vítimas sejam a HDMI e a mini HDMI.

Eu (@Keaton)

USB-C é um formato lindo, só espero que o pessoal passe a usar ele nos celulares mais baratos… hahaha