Novo DisplayPort Alt Mode 2.0 suporta vídeo em até 16K com 60 Hz

O novo DisplayPort permite até mesmo 4K com 144 Hz e HDR ao mesmo tempo, sem reclamações

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
USB-C será usado no novo DisplayPort

A VESA, Associação de Padrões para Eletrônicos com Vídeo, divulgou nesta quinta-feira (30) novos detalhes sobre o DisplayPort Alt Mode 2.0. Mesmo com nome estranho e longo, o que importa é que você poderá ligar um monitor com resolução 16K (!) com um cabo que tem conector USB-C.

Em números enormes, o cabo utiliza o USB4 para entregar vídeo que pode ser em 8K com 60 Hz e HDR, 4K com 144 Hz e também HDR, ou então 15.360×8.460 pixels em 60 Hz e que você pode chamar carinhosamente de 16K. Todos estas dezenas de milhares de pixels por outros milhares de pixels trafegam em um cabo que pode levar até 80 Gigabits por segundo.

O Alt no nome faz a mágica de tantos bits passando, já que o USB4 funciona como uma rua de mão dupla, com 40 Gigabits por segundo em cada um dos sentidos. O Alt faz essa mão dupla virar mão única, mantendo o tamanho da rua e soma as duas capacidades em uma só – já que vídeo não precisa ser enviado para a GPU, apenas recebido por ela.

Outro ponto importante é que este tipo de tecnologia não exige que ambos os lados do cabo trabalhem com um hardware novo, basta ter o DisplayPort na tela e USB4 no computador, para que os 16K circulem com tranquilidade. Por fim, tanto o USB4 como o novo DisplayPort, utilizam especificações do Thunderbolt 3, que recentemente a Intel tornou livre para o mercado utilizar – aquele que a Microsoft não gosta.

A previsão para que os primeiros produtos compatíveis com o DisplayPort Alt Mode 2.0 chegarem ao mercado está marcada para o ano que vem.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados