Tecnoblog
Início » Aplicativos e Software » WhatsApp tem novo bot contra notícias falsas sobre COVID-19

WhatsApp tem novo bot contra notícias falsas sobre COVID-19

Bot ainda fala apenas inglês, mas já conta com quatro agências de verificação de fatos no Brasil e em breve falará português

O WhatsApp ganhou uma ferramenta que pode ajudar na hora de checar informações sobre a pandemia de COVID-19, com ajuda de um bot criado por um grupo de verificação de fatos. O recurso não é oficial do app ou do Facebook, mas auxilia na desmistificação de informações falsas sobre a doença e o coronavírus.

O robô utiliza informações de verificadores independentes de 74 países, focando os esforços atuais no surto de COVID-19. Junto deste banco de dados estão 80 organizações que fazem a mesma coisa, que já somam mais de 4 mil boatos catalogados e que são relacionados com a doença ou o vírus.

Todos atualizados diariamente com novas informações. No Brasil, na data de publicação deste artigo, estão listados quatro verificadores, sendo o Estadão, Aos Fatos, Checamos (da Agence France-Presse) e Agência Lupa.

No primeiro momento o bot fala apenas inglês, mas há promessas para levar o papo para o português em breve. Toda a navegação pela conversa é feita por números, muito semelhante ao que fazem os sistemas de atendimento de diversas empresas e operadoras.

O bot é gratuito e entra em uma rede já disponível para o usuário, como um bot da própria Organização Mundial da Saúde que faz quase que a mesma coisa e fala em português, junto de outro do Ministério da Saúde aqui do Brasil. Para bater papo com o bot é só adicionar o número +1 (727) 2912606 ou clicar aqui.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação