Início » Telecomunicações » Internet da Claro e NET fica fora do ar em SP nesta segunda (4)

Internet da Claro e NET fica fora do ar em SP nesta segunda (4)

Clientes da Claro e NET na região metropolitana de São Paulo dizem que banda larga está fora do ar e sinal caiu no telefone fixo

Lucas Braga Por

Diversos clientes de internet fixa da Claro e NET relatam indisponibilidade na banda larga da operadora nesta segunda-feira (4): a maioria dos relatos vem de acessos da região metropolitana de São Paulo, e usuários têm dificuldades de contato no atendimento telefônico e no site da operadora. A empresa afirma que “há um problema técnico na região”, com previsão de retorno para as 23h30.

Atualização às 17:46: a Claro informa que o serviço voltou a funcionar. “A Claro informa que o seu serviço de banda larga fixa está operando normalmente. Em função de uma instabilidade técnica na rede, alguns clientes da cidade de São Paulo podem ter enfrentado dificuldade de conexão no início da tarde de hoje (dia 4)”, diz a nota. A operadora afirma que o sinal foi reestabelecido “prontamente”, mas não afirmou o horário de retomada; o Tecnoblog questionou qual o período completo de indisponibilidade, e aguarda resposta da operadora.

A plataforma colaborativa Downdetector aponta um pico de relatos de problemas a partir das 13h30. O mapa de calor aponta uma grande mancha vermelha na região metropolitana de São Paulo, além de manchas menores em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Ribeirão Preto.

Além da banda larga, clientes também relatam problemas com o o streaming NOW e no telefone fixo, que utiliza tecnologia VoIP e depende do mesmo modem de internet para funcionar.

Também há registros de dificuldade de falar com o atendimento telefônico no número 106 21 e na plataforma Minha Claro Residencial. O atendimento do Combo Multi, feito pelo número 0800 723 6626, continua funcionando.

Claro estima normalização a partir de 23h30

Quem consegue acessar o Minha Claro Residencial não encontra uma boa notícia: a operadora confirma que “há um problema técnico na região” e a previsão de retorno é para as 23h30 do dia 4 de maio de 2020. O leitor que enviou a mensagem aponta que o telefone fixo continua fora do ar, mesmo com sinal verde no aplicativo.

Claro no DownDetector

Não faz muito tempo que NET e Claro ficam sem sinal: em março, clientes da operadora tiveram dificuldade de acesso à banda larga em diversas regiões do Brasil por conta de uma falha no servidor DNS.

O Tecnoblog entrou em contato com a assessoria de imprensa da Claro para obter um posicionamento, mas não recebeu resposta até a publicação da matéria.

DownDetector tem pico de reclamações sobre Claro e NET:

Relatos de falha na NET e Claro se concentram em São Paulo:

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
12 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hemerson Silva (@Hemerson_Silva)

não paga fidelidade alguma, se está nessa várzea, abra reclamação em Consumidor.gov.br e quebre a fidelidade e já era. Já fiz isso na Claro há alguns anos atrás e eles ficaram pianinhos e romperam o contrato sem mais nem menos. Faça valer o que é de direito seu.

João M. (@RonDamon)

Caramba, eu que trabalho com internet já teria perdido muito dinheiro. Hoje em dia a gente tem que ter umas 3 conexões pra redundância, uma fibra e mais umas operadoras de celular pra garantir em emergências.