Quem são Steve e Alex em Minecraft?

Apesar de não ter história, Minecraft apresenta dois protagonistas padrão: Steve e Alex, que representam o usuário dentro do game

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 1 ano
Steve e Alex no Minecraft
Steve e Alex em Minecraft (Imagem: Reprodução / Mojang Studios)

Quem são Steve e Alex, dentro do mundo e Minecraft? A resposta simples é: eles são o jogador ou a jogadora. O game não tem enredo ou modo “campanha” e dá liberdade aos jogadores para que cada um crie a sua própria história. Porém, o jogo também apresenta personagens iniciais fixos – a dupla já citada. Cada um dos dois tem uma aparência padrão, apesar de isso não influenciar em nada dentro da sua aventura.

A única coisa que diferencia Steve e Alex é o gênero de cada um, apesar de não ser uma informação oficial que consta no menu do jogo. Steve é o homem, com barba e cabelos castanhos, e personagem mais antigo, existindo desde a concepção de Minecraft, em 2009. Já Alex, de cabelos longos e loiros/laranjas, é a mulher e só foi criada em 2014. Mas essa distinção é puramente estética e não traz mudanças para a jogabilidade.

A origem

Uma “lenda” envolvendo Minecraft diz que Markus “Notch” Persson, criador original do game, deu nome a Steve por acidente. Alguém perguntou qual seria o nome do boneco do jogo e ele respondeu com um sonoro “sei lá, Steve?”, e assim ficou. Já Alex não tem nenhuma origem para seu nome, seja acidental ou não.

Também é dito que Steve era um dos inimigos originais, Mobs, encontrados nas primeiras versões de testes de Minecraft, mas com aparência totalmente diferente da atual e com um nome bem genérico, ao ponto de existir um “Black Steve”, apenas com variação de tom de pele, cabelo e roupas – ao lado de outros como Beast Boy (sim, o mesmo do desenho “Jovens Titãs”) e Rana. A aparência do atual Steve nasceu com o Mob chamado Human, que não existe mais no jogo sendo substituído pelo Villager.

Steve e Alex no Minecraft - Primeiras versões
Mobs originais de Minecraft (Imagem: Reprodução / Mojang Studios)

Steve e Alex podem ter qualquer aparência em Minecraft

A verdade é que, dentro de Minecraft, o nome usado pelo jogador também pouco importa, pois não há diferença na jogabilidade dos personagens. Quando “terminamos” o jogo — bem entre aspas, pois Minecraft não tem “fim” — os créditos chamam o jogador apenas de “O Jogador”. Além disso, o game permite escolher qualquer aparência para o seu personagem, eliminando o visual padrão de Steve ou de Alex por completo.

Versões mais atualizadas de console, por exemplo, te deixam jogar Minecraft com o Super Mario, com personagens do filme Os Incríveis ou do RPG Final Fantasy 15, só para citar alguns dos exemplos mais populares.

Personagens de Final Fantasy em Minecraft
Minecraft encontra Final Fantasy (Imagem: Reprodução / Mojang Studios)

No fim das contas — seja você o Steve ou a Alex — estes nomes só existem “por existir”, sem uma razão especial ou sem nenhuma obrigatoriedade dentro deste mundo de liberdades que é o Minecraft, popular jogo da Mojang e da Microsoft.

Como colocar skins no Minecraft

Minecraft dispõe de uma quantidade enorme de customizações para deixar o jogo do seu jeito. Veja como colocar skins em Minecraft e modificar os personagens em cada aventura.

Quem é o Villager em Minecraft?

O Villager é um dos personagens que fazem parte do mundo de Minecraft. Ele pode oferecer itens ao jogador ou mesmo tornar suas partidas mais difíceis em certas ocasiões. Saiba quem é o villager em Minecraft e aprenda mais sobre esse personagem.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Minecraft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados