Menos de um ano depois de oficialmente chegar às prateleiras de todo o mundo, no último mês de julho o Windows 7 ultrapassou seu antecessor, o Vista, no ranking dos sistemas operacionais mais usados no mundo, de acordo com análise feita pela empresa de pesquisa Net Applications.

Os números mostram que no último mês o mais novo sistema operacional da Microsoft estava presente em 14,46% das máquinas conectadas à web, contra 14,34% do Vista, que foi lançado em dezembro de 2006 e só foi chegar oficialmente aos consumidores no início do ano seguinte. Desta maneira, o 7 passa a ser o segundo sistema operacional mais usado do mundo e ainda muito – mas muito mesmo – longe do mais do que popular Windows XP, que lidera com folga e nove anos depois de seu lançamento e ainda é responsável por dar vida a 61,87% dos PCs de todo o mundo.

Ainda assim, nos últimos 30 dias o XP perdeu 0,56% de seus usuários e o Vista, 0,34%, enquanto o 7 ganhou 0,76%.

Já os números da Apple tiveram um mês praticamente estável, com o Snow Leopard registrando 2,48% de audiência e o Leopard, 1,82%.

Nos números totais, as máquinas Windows dominam 91,32% dos computadores conectados à web, contra 5,06% dos Apple e 0,93% dos Linux.

Com informações: Net Applications.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@bruno_gall
The Sims 2 (a primeira versão dele) não pega no Vista, agora instala no Seven que funciona! O Vista foi o mais #fail da história!
Patrik
Lembro que o Windows 2000 era muito bom, não perdia muito para o XP, e era bem mais leve. Merecia ter tido mais prestígio. O ME veio do 98, enquanto que o XP veio do 2000 (sucessor do NT), para substituir tanto o 2000 quanto o ME/98.
Hernani
Eu trocaria, sério o Win7 está muito melhor que o XP
Hernani
Vista, ME e 2000 de mãos juntas rumo ao limbo
Hernani
Exato, demorou muito até
noturnostyles
Nada como o bom e velho XP, não troco por nada, pelo menos por enquanto
@mosblenarufa
Até o WinMe e o Win98 é melhor que o vista... enquanto o Google só faz beta que parece versão final a Ms só faz versão final que parece beta...
Alisson melo
Se o Windows 7 fosse lançado na época do Vista, ele não seria o Windows 7. Repare no Vista Ultimate e no Windows 7, não se vê muita diferença.
kylefurtado
Nada surpreendente.
Kadu
Exatamente como eu penso! O Windows Vista abriu espaço para o Windows 7 ser sucesso no mercado. Talvez se o Windows 7 fosse lançado como sucessor do XP na mesma época que o Vista foi, os problemas seriam iguais.
Guilherme Mac
Não era tão ruim assim. O problema do Vista é que ele foi lançado numa época que os computadores não tinham tanto recursos. Pra ter uma ideia a parcela de computadores em países desenvolvidos (!) que não conseguiam rodar o Vista era gigantesca. Além da clara quebra de compatibilidade para fazer o sistema evoluir (a Apple fez isso do Mac OS 9 para o Mac OS X, mas a base instalada era muito menor, o que gerou menos problemas). O que a Microsoft fez foi uma grande jogada. No lugar de continuar com o Vista e fazer correções através de uma belo SP, ela pegou as estruturas do Vista¹, melhorou alguns algoritmos, e lançou um sistema com o nome diferente no mercado. O que eles fizeram foi se livrar do nome sujo "Vista" e lançar agora num mercado que já tinha equipamentos para rodar o 7 na maioria dos computadores. --- (1) Ante do lançamento Ballmer chegou a falar isso: http://www.guiadohardware.net/noticias/2008-10/48FE1F2A.html
Alexandre
Tambem o Vista foi o SO mais fail que jah vi.
Guilherme Mac
Na W3Shools o Windows 7 já tinha passado o Vista em Março :) : http://www.w3schools.com/browsers/browsers_os.asp
JoseRenan
isso ia acontecer e todo mundo sabia :)
@RKNeto
Demorou demais.
Exibir mais comentários