Início » Aplicativos e Software » iPhones devem adotar novo padrão de chaves de carro via NFC

iPhones devem adotar novo padrão de chaves de carro via NFC

Padrão Digital Key Release 2.0 será usado para chaves digitais via NFC; iPhone e Apple Watch devem ter suporte através do CarKey

Felipe Ventura Por

O Car Connectivity Consortium (CCC), grupo que reúne empresas como Apple, BMW, Samsung e Volkswagen, anunciou a versão final do padrão Digital Key Release 2.0, que será usado para chaves digitais via NFC (Near Field Communication). Rumores dizem que o iPhone e o Apple Watch terão suporte a essa tecnologia através do CarKey.

BMW CarKey

O celular com Digital Key 2.0 conseguirá abrir a porta do carro e ligar o motor para sair dirigindo. Este padrão promete a mesma segurança e privacidade de uma chave física, e há a opção de exigir autenticação por biometria — leitor de digitais ou reconhecimento facial — para o recurso funcionar.

Por padrão, a Digital Key não requer autenticação: basta aproximar o smartphone do carro e abrir a porta. Por isso, é possível compartilhar uma chave digital com amigos e parentes através de uma mensagem. Ela funciona sem conexão à internet ou quando a bateria está fraca, mas não se o aparelho descarregar.

A chave digital é armazenada no Secure Element do celular: trata-se do mesmo chip que guarda e criptografa seus dados biométricos e de cartão de crédito, oferecendo mais segurança contra ataques de hardware ou software.

iPhone e Apple Watch terão chaves de carro via CarKey

Em fevereiro, Filipe Espósito revelou no 9to5Mac que o iOS 13.4 tinha referências a uma API chamada “CarKey”, para destrancar o carro e ligar o motor usando o iPhone ou Apple Watch. De acordo com o código do iOS 14, a BMW deve ser a primeira montadora a suportar esse recurso.

Os usuários poderão usar o CarKey em carros compatíveis com NFC aproximando o dispositivo do veículo. Haverá a opção de exigir senha, Touch ID ou Face ID para maior segurança; isso poderá ser configurado através do aplicativo Wallet.

Vale notar que o iPhone permite fazer pagamentos sem autenticação, por exemplo, mas apenas no caso de cartões de transporte público: o modo expresso não requer conexão à internet, mas precisa que o dispositivo esteja ligado.

O CCC avisa que já está desenvolvendo a Digital Key Release 3.0: esta versão usará Bluetooth Low Energy e Ultra Wideband para chaves digitais passivas e com reconhecimento de local.

Com informações: MacRumors.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vítor Gomes (@vctgomes)

Gostei da ideia.

Em quesito de investimento em NFC a Apple segue anos luz a frente da Samsung e Google.

Até hoje é a única empresa a permitir utilizar os recursos NFC mesmo com o celular sem bateria. Algo essencial caso a empresa queira se aventurar nesse mundo de chaves, por exemplo.

Enquanto isso o Samsung Pay é bloqueado até mesmo se você habilitar a função de ultra economia de bateria e também não oferece nenhum suporte a importações de cartões de embarques, por exemplo.

Filipe Espósito (@filipeesposito)

É até interessante porque a Apple demorou um bom tempo pra se render ao NFC, mas hoje tá investindo pesado nisso. A integração do Apple Pay é realmente muito boa, como você mencionou no caso de usar até sem bateria. Agora, pelo jeito, veremos novidades para integrar chaves no app Wallet.

Zanac_Compile (@Zanac_Compile)

Ah… mas a Samsung colocou NFC no telefone a 10 anos atrás ! Mas o NFC do Android permite copiar arquivos, permite fazer o que eu quiser !!!

O povo dá valor pra quem implementa primeiro, quem deixa fazer tudo com o recurso, não importando a utilidade! heheheh

Graças a Deus esta mentalidade está mudando… hoje em dia eu falo isso e não encontro tanta discórdia.