iPhones devem adotar novo padrão de chaves de carro via NFC

Padrão Digital Key Release 2.0 será usado para chaves digitais via NFC; iPhone e Apple Watch devem ter suporte através do CarKey

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
BMW CarKey

O Car Connectivity Consortium (CCC), grupo que reúne empresas como Apple, BMW, Samsung e Volkswagen, anunciou a versão final do padrão Digital Key Release 2.0, que será usado para chaves digitais via NFC (Near Field Communication). Rumores dizem que o iPhone e o Apple Watch terão suporte a essa tecnologia através do CarKey.

O celular com Digital Key 2.0 conseguirá abrir a porta do carro e ligar o motor para sair dirigindo. Este padrão promete a mesma segurança e privacidade de uma chave física, e há a opção de exigir autenticação por biometria — leitor de digitais ou reconhecimento facial — para o recurso funcionar.

Por padrão, a Digital Key não requer autenticação: basta aproximar o smartphone do carro e abrir a porta. Por isso, é possível compartilhar uma chave digital com amigos e parentes através de uma mensagem. Ela funciona sem conexão à internet ou quando a bateria está fraca, mas não se o aparelho descarregar.

A chave digital é armazenada no Secure Element do celular: trata-se do mesmo chip que guarda e criptografa seus dados biométricos e de cartão de crédito, oferecendo mais segurança contra ataques de hardware ou software.

iPhone e Apple Watch terão chaves de carro via CarKey

Em fevereiro, Filipe Espósito revelou no 9to5Mac que o iOS 13.4 tinha referências a uma API chamada “CarKey”, para destrancar o carro e ligar o motor usando o iPhone ou Apple Watch. De acordo com o código do iOS 14, a BMW deve ser a primeira montadora a suportar esse recurso.

Os usuários poderão usar o CarKey em carros compatíveis com NFC aproximando o dispositivo do veículo. Haverá a opção de exigir senha, Touch ID ou Face ID para maior segurança; isso poderá ser configurado através do aplicativo Wallet.

Vale notar que o iPhone permite fazer pagamentos sem autenticação, por exemplo, mas apenas no caso de cartões de transporte público: o modo expresso não requer conexão à internet, mas precisa que o dispositivo esteja ligado.

O CCC avisa que já está desenvolvendo a Digital Key Release 3.0: esta versão usará Bluetooth Low Energy e Ultra Wideband para chaves digitais passivas e com reconhecimento de local.

Com informações: MacRumors.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados