Como tirar foto da Lua só com o celular [7 dicas]

Saiba como tirar foto da Lua usando técnicas profissionais, mesmo que seu smartphone não tenha configurações avançadas

Victor Hugo Felix
Por
• Atualizado há 6 meses
imagem da lua com nuvens
Como tirar foto da Lua só com o celular. (Imagem: Ganapathy Kumar / Unsplash)

Às vezes vemos a Lua e queremos tirar uma foto tão bonita quanto ela nos parece. Contudo, o resultado final quase sempre decepciona. Mesmo fotógrafos profissionais podem ter dificuldades para fazer bons registros da Lua, pois demanda equipamentos e técnicas bastante específicas. Mas, não desista. Veja abaixo algumas dicas que te mostrarão como tirar foto da Lua com o celular fazendo apenas alguns ajustes.

Por que é tão difícil tirar foto da lua com o celular?

Em geral, as lentes das câmeras têm configuração 35mm, que faz com que as imagens mais próximas sejam melhor captadas. O olho humano, em contrapartida, funciona como uma lente 50mm, portanto, tem sensibilidade maior para captar os objetos mais distantes. Isso faz com que, a olho nu, a Lua pareça maior que nas fotos do celular.

Uma boa foto da lua demanda técnicas adicionais — a começar por uma lente 200mm. Se o seu smartphone tem mais de uma opção de câmera e zoom muito potente, aí talvez seja mais fácil atingir seus objetivos. Mas, vamos focar nas câmeras mais básicas, tudo bem?

1. Use um tripé

Fazer fotografias à noite, quando a iluminação é muito baixa, faz com que as câmeras demorem um pouco mais para captar a luz ambiente. Sendo assim, uma leve tremidinha pode deixar a imagem borrada. Por isso, utilize algum tripé ou qualquer apoio que dê estabilidade para a câmera. Isso evita qualquer distorção desagradável na imagem.

2. Altere manualmente as configurações da câmera

Se você quer tirar uma foto da Lua, vai precisar fazer alterações manuais nas configurações, usando técnicas específicas. Para isso, pode contar com aplicativos que permitem alterar as configurações como um profissional… ou quase isso. Algumas sugestões de apps são:

  • Camera+ 2;
  • Cymera;
  • Manual;
  • Camera FV-5;
  • VSCO;
  • ProCam 6;
  • Camera MX;
  • ProShot;
  • Open Camera e outros.

3. Reduza o ISO

O ISO de uma câmera se refere à sua sensibilidade à luz. Quanto menor o ISO, maior será a sensibilidade. Se você está na praia, por exemplo, a iluminação é muito alta, então a câmera não precisa estar muito sensível para fazer uma boa foto. Logo, um ISO alto resolve.

À noite, a situação é inversa. Reduza o ISO o máximo que puder — o ideal é que chegue a 100. Assim, a pouca luz da noite será suficiente para tirar foto da Lua.

4. Reduza a velocidade do obturador

Você pode estar se perguntando: “Velocidade do obturador, o que é isso?”. De forma resumida, é o tempo que demora para a câmera fazer o click. Quanto mais lento for, mais luz vai ser absorvida – lembre-se que a Lua já reflete luz. Então, reduza a velocidade do obturador entre 1/60 e 1/125 para ter uma imagem da Lua mais clara e nítida.

5. Teste a regra Looney 11

Já explicamos o que é abertura da lente e como ela impacta no resultado das fotografias. Quanto maior for a abertura, mais luz ela pode captar. Agora, há uma regra básica chamada Looney 11 que afirma que é possível tirar uma foto da Lua com a abertura da lente em f/11 mantendo a velocidade do obturador e o ISO em valores recíprocos.

Ou seja, com abertura f/11, coloque velocidade em 1/100 e ISO 100, ou com abertura f/11, selecione velocidade f/200 e ISO 200. Isso, é claro, vai variar de acordo com as configurações manuais que sua câmera oferecer. Faça os testes e veja qual tem o melhor resultado. Mas, tome sempre como base a abertura f/11 ou f/16.

6. Foque manualmente

É muito importante você ter controle de como a câmera vai registrar a imagem final. Use o foco manual para garantir que a Lua seja captada com a devida clareza, com os seus contornos e detalhes bem definidos, principalmente se houver nuvens.

7. Aceite suas limitações

Obviamente, queremos sempre fazer o nosso melhor. Mas, na falta dos devidos recursos — câmeras profissionais, lentes específicas e alto conhecimento técnico —, não precisamos nos frustrar se o que conseguimos está longe das expectativas.

Use nossas dicas, mas não se cobre demais.

Faça testes, descubra novas possibilidades e divirta-se no processo. No final das contas, o importante mesmo é apreciarmos a beleza da Lua de qualquer maneira. Uma foto mais ou menos nítida pode nos emocionar do mesmo jeito!

Com informações: Makeuseof, Lightstalking e Photographylife

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre LUA na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Felix

Victor Hugo Felix

Ex-redator

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, escritor com três obras publicadas, pós-graduado em gestão cultural e técnico em produção de áudio e vídeo, Victor Hugo Felix foi redator freelancer no Tecnoblog em 2020. Também atuou como produtor na Record News e, atualmente, trabalha como assistente de comunicação.

Canal Exclusivo

Relacionados