Início » Jogos » Super Mario 64 ganha versão 4K não-oficial para PC

Super Mario 64 ganha versão 4K não-oficial para PC

Super Mario 64 aceita controle de Xbox e foi compilado como um jogo feito nativamente para Windows 10

André Fogaça Por

Uma versão de Super Mario 64 apareceu na internet rodando em resolução 4K, com alta taxa de frames por segundo e sem reclamar da vida. O que difere este feito de um emulador qualquer que existe no mundo faz tempo, é que quem conseguiu rodar o jogo fez isso nativamente no Windows 10.

super mario 64 menor

A versão criada de Super Mario 64 apresenta recursos que não existiam no jogo original, como modo de tela widescreen em 4K (2160p), com 60 quadros por segundo e que utiliza DirectX12 para rodar. Só por comparação, o jogo de 1996 rodava em 240p e em 30 quadros por segundo, quando não colocava esta taxa abaixo disso em alguns momentos.

Mesmo com um banho de resolução e o dobro de quadros por segundo, as texturas estão no mesmo nível de detalhe do final dos anos 90, só foram retrabalhados para aumentar a quantidade de pixels e isso fica claro nos sprites em 2D que estão por todos os lados, além de texturas como as grades. Mesmo rodando nativamente, o tal Super Mario 64 utiliza apenas 17% de uma GTX 1080 e consome em média 3,5 GB da RAM.

O site PCGamer afirma que rodou o game e Mario foi controlado por um controle de Xbox. O arquivo para rodar o jogo está disponível em alguns fóruns da web e você precisa utilizar seu conhecimento de buscas para encontrar, já que a Nintendo não vai gostar do Tecnoblog se o link aparecer por aqui, né?

Se você esperar um pouquinho, é bem provável que o Nintendo 64 seja emulado dentro do Switch, junto ao serviço Nintendo Switch Online e que já oferece diversos games de Super Nintendo e NES, com suporte para telas novas e em alta resolução – 1080p, não 4K.

Com informações: PCGamer e Engadget.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
11 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucca (@lucca)

Vale a pena falar que isso não é relacionado com o vazamento recente sobre o Nintendo 64, O projeto de engenharia reversa do Mario existe há anos e agora alguém só montou um executável com os gráficos do jogo.

Eu (@Keaton)

Uh… qual a vantagem de rodar um jogo lançado em 1996 em 4k? :I