Uma versão de Super Mario 64 apareceu na internet rodando em resolução 4K, com alta taxa de frames por segundo e sem reclamar da vida. O que difere este feito de um emulador qualquer que existe no mundo faz tempo, é que quem conseguiu rodar o jogo fez isso nativamente no Windows 10.
- Nintendo desligará a eShop do 3DS e Wii U em mais de 40 países
- Como usar os controles do Nintendo Switch no PC [Windows e Mac]
A versão criada de Super Mario 64 apresenta recursos que não existiam no jogo original, como modo de tela widescreen em 4K (2160p), com 60 quadros por segundo e que utiliza DirectX12 para rodar. Só por comparação, o jogo de 1996 rodava em 240p e em 30 quadros por segundo, quando não colocava esta taxa abaixo disso em alguns momentos.
Mesmo com um banho de resolução e o dobro de quadros por segundo, as texturas estão no mesmo nível de detalhe do final dos anos 90, só foram retrabalhados para aumentar a quantidade de pixels e isso fica claro nos sprites em 2D que estão por todos os lados, além de texturas como as grades. Mesmo rodando nativamente, o tal Super Mario 64 utiliza apenas 17% de uma GTX 1080 e consome em média 3,5 GB da RAM.
O site PCGamer afirma que rodou o game e Mario foi controlado por um controle de Xbox. O arquivo para rodar o jogo está disponível em alguns fóruns da web e você precisa utilizar seu conhecimento de buscas para encontrar, já que a Nintendo não vai gostar do Tecnoblog se o link aparecer por aqui, né?
Se você esperar um pouquinho, é bem provável que o Nintendo 64 seja emulado dentro do Switch, junto ao serviço Nintendo Switch Online e que já oferece diversos games de Super Nintendo e NES, com suporte para telas novas e em alta resolução – 1080p, não 4K.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Vale a pena falar que isso não é relacionado com o vazamento recente sobre o Nintendo 64, O projeto de engenharia reversa do Mario existe há anos e agora alguém só montou um executável com os gráficos do jogo.
Já vou procurar link de download antes que a Nintendo chegue com os dois pés na porta.
Pois é rapaz
Eu joguei e achei parecido com a emulação hehehe.
Estes caras são demais graças a pessoas assim que joguei o Zelda do switch no PC (o primeiro) kkk.
Baixei a versão em OpenGL e rodei numa máquina virtual, o jogo inicia normalmente, aparentemente o arquivo está limpo segundo o Windows Defender. Depois vou rodar normal, espero que meu funcione nesse port.
Qual a diferença do disso para o que o Dolphin já faz a anos?! No Dolphin tbm dá pra colocar 4K!
O código fonte dessa versão veio do projeto de engenharia reversa, beleza, mas os assets (modelos, texturas, sons, etc) ainda são os mesmos do jogo original, certo? Dado o histórico da Nintendo, é questão de tempo até derrubarem esse port…
Por ser um port, o código do jogo é executado nativamente, não tem emulação envolvida nesse caso. Isso resulta em requisitos de sistema significativamente menores e normalmente mais estabilidade e menos chances de bugs…
Essa versão é nativa e não emulada.
Uh… qual a vantagem de rodar um jogo lançado em 1996 em 4k? :I
E, como esperado (só mais rápido do que eu esperava), o vídeo no post já foi pro vinagre por direitos autorais…
defina ‘atual’. hahaha
kkkk Nintendo tentando enxugar gelo, os cabeças duras da empresa realmente não entendem como a Internet funciona. Já fiz backup das versões em OpenGL e DirectX 12, a essa hora já deve ter um mol de mirrors e de torrents, esforço em vão.
Já zerei com 120 estrelas, podem deixar apagar o .exe hehehe.
Mas já rs. Zerou a versão em OpenGL ou DirectX? Aqui a DX abre e fecha, só a OGL que funcionou.
Eu não sei qual é a versão, como faz para saber? hahaha