Facebook testa Discover, app para internet de graça no celular

Em teste no Peru, Facebook Discover oferece acesso gratuito a páginas web para ampliar conectividade

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook Discover

O Facebook escolheu o Peru para testar uma iniciativa um tanto polêmica: o Discover. Trata-se de um aplicativo que permite ao usuário acessar a web gratuitamente por algum tempo. O serviço só exigirá contratação de um plano móvel (pago) se o usuário acessar vídeo, áudio ou qualquer outro tipo de conteúdo com grande fluxo de dados.

Por que a iniciativa tem algum nível de polêmica? Porque desperta desconfiança sobre neutralidade de rede. Em 2016, um projeto semelhante do Facebook chamado Free Basics foi banido de países como a Índia por preocupações sobre o acesso gratuito à internet favorecer apenas determinados serviços online, incluindo a rede social da própria companhia.

As alegações de favorecimento sempre foram negadas pelo Facebook. A empresa dá a entender que iniciativas do tipo visam somente ampliar a conectividade em regiões carentes ou com infraestrutura precária de acesso à internet.

Nesse sentido, o Facebook explica que o Discover foi desenvolvido com base no Free Basics, mas levando em conta recomendações de organizações como a World Wide Web Foundation. Entre elas estão medidas para permitir tratamento igual a todo serviço online que possa ser acessado a partir do aplicativo.

De fato, o Free Basics é limitado a determinados sites enquanto o Discover permite acesso a praticamente toda a web. O controle é feito por meio de uma franquia diária de dados. No Peru, os testes estão sendo feitos com 10 MB por dia para cada usuário.

A quantidade de dados varia conforme determinação da operadora parceira. O Facebook também pretende testar o Discover em países como Tailândia e Filipinas, e estima que, neles, as empresas de telecomunicações oferecerão franquias gratuitas de até 20 MB por dia.

Facebook Discover

É o suficiente para permitir que o usuário acesse algo entre 10 e 40 páginas por dia. Para evitar que o limite diário seja alcançado rapidamente, o Facebook Discover filtra os sites acessados para barrar vídeos, áudios e outros fluxos intensos de dados. O usuário até pode acessar esse conteúdo, mas precisa pagar para isso. Os valores variam conforme o que for oferecido pela operadora.

Para o Facebook, o Discover é especialmente importante no momento atual por possibilitar que mais pessoas se mantenham informadas durante a pandemia de coronavírus (COVID-19).

Histórico de páginas acessadas e outros dados de navegação não são armazenados pelo aplicativo, afirma o Facebook.

Não há informação sobre disponibilidade do Discover no Brasil. O Facebook sinaliza que os resultados dos testes é que vão determinar a liberação da ferramenta para mais países.

Com informações: CNET.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados