Como consultar Score Serasa pelo CPF [Meu Score]

Saiba como consultar o Serasa Score, sua pontuação de crédito, e aumentar as chances de obter financiamentos e empréstimos

Luiza Xavier
Por
• Atualizado há 9 meses
Como consultar score Serasa pelo CPF

A nota atribuída a você de acordo com o seu histórico de pagamentos de contas é chamada de score de crédito e o Serasa Score é um dos modelos estatísticos utilizados nesta análise de risco. Você pode consultar o seu score online, pela internet.

É com essa informação que as empresas decidem se vão conceder os empréstimos e financiamentos solicitados. Para consultar seu score é necessário apenas ter em mãos o número do CPF antes de acessar o site da Serasa. A consulta é fácil, rápida e gratuita.

A nota varia entre zero e 1.000. Quanto mais alta for a pontuação, mais rápido será o acesso a um dinheiro extra ou àquele produto que você quer comprar a prazo.

O Serasa Score considera, entre outros critérios, o histórico de negativação (ou seja, quantas vezes você já deixou de pagar contas e ficou com o “nome sujo”), pagamentos realizados em dia, cadastro atualizado e seu relacionamento financeiro com empresas.

Como consultar score na Serasa

  1. Acesse o site do Serasa (serasa.com.br/score);
  2. Preencha o cadastro;
  3. Pode ser necessário fazer login na sua conta Serasa;
  4. A pontuação aparecerá na tela, entre zero e 1.000.

A pontuação é dinâmica e calculada sempre na hora em que o consumidor faz a consulta. A nota reflete seu comportamento como consumidor até aquele momento.

Vale lembrar que cada empresa mantém suas próprias regras quando o assunto é análise de crédito. O critério de aprovação e a palavra final é sempre o dos bancos, das lojas, de financeiras e demais empresas do segmento.

No entanto, o score pode ser um termômetro eficiente para avaliar sua saúde financeira, encurtando o caminho até a elevação do limite do cartão, por exemplo.

Quem aparece como bom pagador pode conseguir também melhores taxa de juros, diz a Serasa. A instituição ressalta que não interfere no processo.

Além do seu score, é possível verificar no sistema também a pontuação média dos consumidores que moram na mesma região que você e que estão na mesma faixa etária. Essa consulta, de acordo com a Serasa, é importante para melhorar o seu “currículo financeiro”.

Direitos sobre o score

Por outro lado, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) alerta para o fato de as empresas não informarem os dados exatos usados para determinar se eles são mais ou menos confiáveis. E é importante ficar atento a seus direitos sobre o score.

Por trás da pontuação de crédito: conheça seus direitos - IDEC

Não se sabe ao certo de onde são retiradas as informações que vão compor o histórico de pagamentos de cada pessoa. Por isso, a instituição criou o manual “Por trás da pontuação de crédito: conheça seus direitos” com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o tema. O e-book gratuito está disponível para download gratuito no site do Idec.

Com informações de: Serasa e Idec

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Serasa Experian na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Luiza Xavier

Luiza Xavier

Ex-redatora

Luiza Xavier é jornalista graduada pela Faculdade de Comunicação Hélio Alonso. Já foi repórter e editora em veículos como O Globo e TV Bandeirantes. No Tecnoblog trabalhou em 2020 como redatora, produzindo pautas focadas em economia e finanças pessoais. Como assessora de comunicação, foi responsável por publicações corporativas de segmentos, como indústria de transporte internacional e metalurgia.

Canal Exclusivo

Relacionados