Início » Aplicativos e Software » Google Authenticator enfim permite migrar contas para outro celular

Google Authenticator enfim permite migrar contas para outro celular

Nova versão de Google Authenticator para Android traz migração de contas entre smartphones e modo escuro (dark mode)

Bruno Gall De BlasiPor

Usuários do Google Authenticator poderão exportar contas salvas no gerenciador de códigos de verificação em duas etapas (2FA) com mais facilidade, graças à nova versão do app para Android (5.10). A atualização, que inclui uma ferramenta de migração no aplicativo, ainda traz mudanças e novidades no visual, como o modo escuro (dark mode).

Google Authenticator

Esta é a primeira atualização do Google Authenticator para Android desde 2017. A versão 5.10 possibilita que usuários do app levem suas contas para outros dispositivos com simplicidade por meio de um recurso que importa e exporta contas armazenadas no serviço.

Todo o processo de migração é simples. Após selecionar as contas que serão exportadas, a ferramenta irá gerar um QR Code, que deve ser scanneado pelo dispositivo que receberá as informações. Em seguida, as informações do Google Authenticator serão encaminhadas para o novo smartphone.

A atualização ainda incrementa o visual do aplicativo. Além do modo escuro (dark mode), o Google Authenticator, enfim, aderiu aos padrões do Material Design, como em outras ferramentas do Google.

O update está sendo liberado aos poucos na Google Play Store (play.google.com), e, por ora, está disponível somente para Android.

O app para iPhone (iOS) ainda não recebeu as novidades.

Com informações: Android Police e The Verge

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
12 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Islan Oliveira (@Islan_Oliveira)

É uma boa atualização, mas não resolve o problema que me fez parar de usar: ao resetar o celular a sincronização com as contas é perdida e eu tinha que acessar cada uma com os códigos de backup e reconectar, algo trabalhoso.

Zanac_Compile (@Zanac_Compile)

Um App dessa natureza precisa ser simples e limitado. Quanto mais recursos, mais em risco coloca-se esse segundo fator de autenticação.

Adriano Garcez (@Adriano_Garcez)

Até usei o Google Authenticator por alguns dias, mas quando percebi que estava demorando pra atualizar, substituí pelo Authy - que tem para Windows também.

Carlos Rodrigues (@Carlos_Rodrigues)

Eu, desavisado, fui feliz da vida trocar a rom do celular, acabei perdendo o acesso a minhas contas e tive que entrar em contato em cada site para recuperá-las. Fiquei tipo, “tá, eu entendo a causa da segurança, mas cada a porr#$ do texto grande e vermelho avisando pra salvar os qr code, fazer backup, ou sei lá o que?” Eu pensei que ficava full sincronizado em backup com minha conta do Google.

Acabei optando por essa extensão: https://chrome.google.com/webstore/detail/authenticator/bhghoamapcdpbohphigoooaddinpkbai?hl=pt-BR
Nela guardo os backup dos acesso que vem em um arquivo json protegido por senha, e esse arquivo deixo compactado protegido por outra senha salvo na nuvem.
Nessa extensão também tem a opção de ver o código QR para sempre que quisermos também utilizar os demais apps e tals.

Fernando Val (@fval)

Interessante saber. Nunca experimentei o Authy. Li a respeito e vi que pertence à Twilio. Pensando seriamente em experimentar.

Diego Morsoletto Cardoso (@diecardo)

Cara, eu fui tentar fazer isso com o Authy e me ferrei de verde-amarelo. Troquei de aparelho e fiz todo o processinho da Authy pra migrar o número. Porém, ao final, o Authy migrou uma conta em branco! Perdi todos os cadastros que tinha dentro. Tentei abrir ticket, sem sucesso. Agora tô mandando email pra todo o povo que tinha cadastrado lá, provando que não sou um mau caráter, haaha.

Juliano Ferretti (@Ferretti)

Melhorou!

Mas estou a um tempo usando a versão premium do Bitwarden, usei também um tempo 1Password, que é muito bom também, mas a Bitwarden entrega tudo que o 1Password oferece e até algumas opções a mais, e é bem mais barato, mas tudo o que ele tem de mais em conta ao concorrente, tem também de feio kkk.

Apesar de receber muitas atualizações de otimizações e segurança, interfaces bonitas não é com eles

Eu (@Keaton)

Será que finalmente vou poder aposentar meu Galaxy Tab 3 Lite com tela quebrada que tem meus TFA? hahaha

Tiago Jeronimo (@TiagoJL)

Sempre usei o Google Authenticator e nunca tive problema, migrei de um Nexus 5 para um pouco Galaxy A9 Pro 2016 e dois pra o meu Note 9 e nunca tive nenhum contratempo. Porém deixo os códigos de recuperação salvos em outro lugar, por precaução.

Diego Morsoletto Cardoso (@diecardo)

Eu segurei meu Xiaomi por um tempão por causa disso! haha

Eu (@Keaton)

o Tab 3 Lite é de 2013, acho… hahaha

Tiago Celestino (@tcelestino)

Mas o Bitwarden premium tem autenticador de duas etapas?

Tiago Celestino (@tcelestino)

Migrei para o Authy e estou feliz!

John Smith (@john)

Vi que ninguém comentou do Microsoft Authenticator… Eu tô aqui usando ele há um bom tempo, recebeu opção de backup em nuvem muito antes do Google e funciona perfeitamente, principalmente pra simplificar o acesso à uma conta Microsoft sem uso de senha. Como o Android já tem essa função embutida para logar com contas Google, não vejo motivos para usar o Google Authenticator.

Uma pena é o app da Microsoft não ter ainda recebido tema escuro.

Juliano Ferretti (@Ferretti)

Na versão premium, sim.

Custa USD 10,00 ao ano, se comparar com os USD 35,88 do 1Password, compensa de mais o investimento.