Início » Gadgets » Vendas de smartwatches crescem 20%; Apple e Samsung lideram

Vendas de smartwatches crescem 20%; Apple e Samsung lideram

Linha Apple Watch lidera vendas de smartwatches com mais da metade das unidades comercializadas no primeiro trimestre de 2020

Emerson Alecrim Por

Alguns segmentos da indústria tiveram queda nas vendas durante o primeiro trimestre de 2020 por conta da pandemia de coronavírus. Mas teve um que nadou contra a correnteza: o de smartwatches. Sob liderança da Apple e Samsung, o mercado de relógios inteligentes apresentou crescimento de 20% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

podcast no apple watch

De acordo com um levantamento da Strategy Analytics, o mercado de smartwatches registrou 13,7 milhões de unidades comercializadas nos três primeiros meses de 2020 contra 11,4 milhões de relógios vendidos no mesmo período de 2019.

Esse crescimento, correspondente a 20%, como já dito, chama atenção por ter sido registrado justamente em um momento de retração no mercado. Uma explicação para esse fenômeno, por assim dizer, é o crescente interesse de consumidores por monitorar parâmetros de saúde durante a pandemia de coronavírus.

A linha Apple Watch continua sendo líder absoluta desse mercado. A Strategy Analytics aponta que, dos 13,7 milhões de relógios vendidos, 7,6 milhões correspondem aos modelos da Apple, ou seja, mais da metade.

Na sequência, com uma distância considerável, aparecem Samsung e Garmin, com 1,9 milhão e 1,1 milhão de unidades vendidas no primeiro trimestre, respectivamente. As demais marcas, somadas, responderam por 3,1 milhões de relógios comercializados no período.

Marcas líderes 1º tri 2019 1º tri 2020 (milhões) Crescimento ano a ano
Apple 6,2 7,6 22,6%
Samsung 1,7 1,9 11,8%
Garmin 0,8 1,1 37,5%
Outras (somadas) 2,7 3,1 14,8%

Os números são animadores, mas o momento é de cautela. A Strategy Analytics sinaliza que o segundo trimestre de 2020 provavelmente fechará com uma desaceleração na demanda por smartwatches em função do fechamento de lojas e outros fatores relacionados ao avanço da COVID-19.

Em compensação, um movimento de reabertura de lojas pode trazer alguma recuperação no segundo semestre deste ano. O lançamento do Apple Watch‌ Series 6 pode ter influência sobre essa retomada por conta das prováveis novas funções do modelo, como monitoramento do nível de oxigênio no sangue.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vítor Gomes (@vctgomes)

É um brinquedinho q n vivo sem…

Comecei no Moto 360 com o Android Wear em 2014, fui pra o Tizen, depois Apple Watch e hj tô de volta ao Tizen. De todos q já usei, o melhor foi disparadamente o Apple Watch e, depois, empatado fica o Galaxy Watch e o Moto 360.

Uma pena que mesmo a Samsung tendo o segundo lugar no mercado, os smartwatchs dela são bem abandonados pelos desenvolvedores e acho que esse é o principal problema dele que me faz preferir o Apple Watch.

@Rogerio.Neves

Interessante é que da parte da própria Samsung até que os smartwatches dela têm suporte. Meu Gear S3 recebeu várias atualizações de sistema e, supostamente, tem ainda mais uma. Mas faltam aplicativos no Tizen mesmo.

Joao Serpa (@Joao_Serpa)

Será que as Smartbands entram nessa conta? o sucesso da Xiaomi é com a Miband, os Amazfit e recem lançado Mi Watch não vendem na mesma proporção.