Como fazer uma tocha no Minecraft

Saiba como fazer uma tocha no Minecraft para afastar criaturas; é uma tarefa simples, mas que pode ser esquecida facilmente

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 1 ano
Tochas no Minecraft
Crie tochas no Minecraft. (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)

A tocha é um dos itens mais básicos do mundo de Minecraft. Ela existe praticamente desde que o game foi criado e é um dos primeiros itens que você deve criar, já que servem para iluminar cavernas e também para afastar monstros que surgem quando cai a noite. Como no mundo real, a tocha é um pequeno pedaço de madeira com a ponta pegando fogo. O fogo, porém, nunca é extinto, mesmo quando chove. Ela só apaga ou se quebra se o local conter água corrente ou se for quebrada manualmente pelo próprio jogador.

A receita para criação da tocha é: 1 carvão + 1 graveto.

O carvão é obtido em rochas com pontinhos pretos e os gravetos caem de árvores ou são criados a partir de tábuas de madeira de qualquer cor. Não é necessário ter bancada de trabalho, a tocha pode ser feita na janela de criação comum. 

A fórmula acima criará quatro tochas no total. Quanto mais cópias tiver dos ingredientes, mais tochas serão criadas, obviamente.

Como fazer uma tocha no Minecraft
Criação de tochas no Minecraft. (Imagem: Janaína Dantas/Tecnoblog)

É possível criar tochas especiais mesclando outros itens. Uma tocha combinada a redstone, por exemplo, cria uma tocha energizada; uma tocha somada a cloretos de qualquer cor, cria uma versão colorida; já quando combinamos a tocha com uma abóbora, temos como resultado a abóbora de Halloween, iluminada por dentro.

Como sempre, no Minecraft, experimente diferentes combinações, até ver onde pode chegar ou descobrir novas receitas.

Para que serve a tocha?

No Minecraft, tochas podem ser posicionadas nas paredes ou no chão, nunca no teto. Com elas é possível iluminar um local com até 14 blocos de alcance e também derreter gelo, se estiverem próximos de blocos de neve ou gelo.

Tochas no Minecraft
Use as tochas para iluminar ambientes no Minecraft. (Imagem: Janaína Dantas/Tecnoblog)

O uso mais importante da tocha, porém, está em afugentar monstros.

Conforme a noite cai em Minecraft, criaturas aparecem – Zumbis, Creepers, Esqueletos, Aranhas, eentre outros. Contudo, se o local estiver muito bem iluminado e com várias tochas, as chances destes monstros surgirem, mesmo de noite, diminuem consideravelmente. Inimigos não podem destruir tochas, a não ser que explodam, como o Creeper.

Como ganhar mais XP para subir de nível?

Existem diversas ações que podem te ajudar a subir de nível mais rápido. Matar Mobs, minerar e pescar são algumas delas. Quanto mais repetir essas tarefas, mais rápido subirá de nível.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Minecraft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados