Google Lens escaneia texto no celular e envia para Chrome no PC

Recurso utiliza realidade aumentada e depende apenas do Chrome em versão mais recente instalada no computador

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
google lens copiar para o computador

O Google liberou uma atualização para o aplicativo Google Lens que consegue enviar um texto que está fora do celular para dentro do computador. A novidade chega para usuários que utilizam Android e iOS, que acessa o recurso pelo app Google.

Não é de hoje que o Lens é capaz de entender o mundo que está do outro lado da tela do smartphone, seja ao reconhecer pontos de interesse, traduzir placas em tempo real ou escanear documentos inteiros, separando o texto deles. A partir da atualização mais recente este texto poderá ser enviado para um computador e colado onde o usuário quiser.

Para fazer isso, basta abrir o app e apontar a câmera do smartphone para o objeto que terá o texto copiado, selecionar o conteúdo e depois tocar em “Copiar para o computador”. Se você tem mais de um computador por perto, é possível escolher para onde o texto será enviado.

O Google diz que a ferramenta pode até mesmo reconhecer texto uma redação em manuscrito, mas a nota de lançamento ressalta que ela precisa ter uma letra distante de um garrancho – eu terias sérios problemas com isso.

Do lado do PC, que também pode ser um Mac, basta ter a versão mais recente do Chrome instalada e a mesma conta do Google que está logada no celular. No smartphone é preciso ter certeza de que o app do Google Lens está atualizado na Play Store e o app Google também esteja assim na App Store. Outra novidade que envolve texto é a ferramenta que lê o conteúdo e fala em voz alta, que em breve será capaz de fazer isso em mais idiomas no iOS, mas que já pode ser utilizado no Android.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados