Início » Brasil » CRLV para veículos de SP já pode ser impresso em casa

CRLV para veículos de SP já pode ser impresso em casa

Proprietários de veículos de São Paulo poderão imprimir CRLV em casa; autenticidade é garantida por um QR Code

Bruno Gall De Blasi Por

Já é possível imprimir o CRLV para veículos de São Paulo em casa. A partir desta sexta-feira (8), proprietários de automóveis do estado paulista poderão emitir uma via em papel do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo sem sair de seus próprios lares. A versão digital do documento está disponível no Portal de Serviços do Denatran e no app Carteira Digital de Trânsito (CDT).

CRLV para veículos de São Paulo já pode ser impresso em casa (CRLV / Flickr / Agência Brasília / Tony Winston)

A novidade garante mais um meio para obter o CRLV em São Paulo. Agora, o documento também pode ser impresso em casa, desde que “o proprietário esteja quite com as obrigações e débitos do veículo junto aos órgãos de trânsito”, segundo o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O documento pode ser guardado no celular ou emitido em papel. Mas, caso o proprietário do veículo opte pela segunda opção, o Serpro alerta que a impressão precisa ser feita com qualidade, pois o QR Code deve estar legível para autoridades verificarem a autenticidade do CRLV.

Além de São Paulo, a opção de impressão do CRLV está disponível para proprietários de veículos do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

Moradores de outros estados deverão receber a opção de impressão do documento em casa nos próximos meses. O prazo para disponibilizar o recurso em todo o país, segundo a Deliberação nº 180/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), vai até 30 de junho de 2020.

A versão digital do documento pode ser acessada pelo Portal de Serviços do Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br) ou pelo app Carteira Digital de Trânsito (CDT). O aplicativo está disponível para download na Google Play Store (play.google.com) e na App Store (apps.google.com).

São Paulo lança Poupatempo Digital para celular

O Poupatempo Digital ganhou um aplicativo para celular, nesta quarta-feira (6). Segundo o Governo do Estado de São Paulo, o app oferece mais de 60 serviços públicos pelo celular, e evita a necessidade de sair de casa durante as medidas de isolamento social para combater a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O aplicativo está disponível para Android e iPhone gratuitamente.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Agora que diminuíram o custo de impressão e envio, tem de baixar o valor da taxa cobrada.

Rafael Machado de Souza (@rafael.mds)

Pois é, acho que paguei 80 conto pra receber meu documento… se não tiver mais ano que ver vamos ter que pagar igual né?? Sacanagem…

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Até entendo existir alguma taxa para se manter o sistema, mas ele digital é muito mais barato, vão economizar pelo menos 40 reais por documento, então tem de baixar pelo menos isso.