CRLV para veículos de SP já pode ser impresso em casa

Proprietários de veículos de São Paulo poderão imprimir CRLV em casa; autenticidade é garantida por um QR Code

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
CRLV / Flickr / Agência Brasília / Tony Winston

Já é possível imprimir o CRLV para veículos de São Paulo em casa. A partir desta sexta-feira (8), proprietários de automóveis do estado paulista poderão emitir uma via em papel do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo sem sair de seus próprios lares. A versão digital do documento está disponível no Portal de Serviços do Denatran e no app Carteira Digital de Trânsito (CDT).

A novidade garante mais um meio para obter o CRLV em São Paulo. Agora, o documento também pode ser impresso em casa, desde que “o proprietário esteja quite com as obrigações e débitos do veículo junto aos órgãos de trânsito”, segundo o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O documento pode ser guardado no celular ou emitido em papel. Mas, caso o proprietário do veículo opte pela segunda opção, o Serpro alerta que a impressão precisa ser feita com qualidade, pois o QR Code deve estar legível para autoridades verificarem a autenticidade do CRLV.

Além de São Paulo, a opção de impressão do CRLV está disponível para proprietários de veículos do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

Moradores de outros estados deverão receber a opção de impressão do documento em casa nos próximos meses. O prazo para disponibilizar o recurso em todo o país, segundo a Deliberação nº 180/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), vai até 30 de junho de 2020.

A versão digital do documento pode ser acessada pelo Portal de Serviços do Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br) ou pelo app Carteira Digital de Trânsito (CDT). O aplicativo está disponível para download na Google Play Store (play.google.com) e na App Store (apps.google.com).

São Paulo lança Poupatempo Digital para celular

O Poupatempo Digital ganhou um aplicativo para celular, nesta quarta-feira (6). Segundo o Governo do Estado de São Paulo, o app oferece mais de 60 serviços públicos pelo celular, e evita a necessidade de sair de casa durante as medidas de isolamento social para combater a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O aplicativo está disponível para Android e iPhone gratuitamente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados