Início » Aplicativos e Software » Google unifica equipes de apps de mensagens Meet, Duo e outros

Google unifica equipes de apps de mensagens Meet, Duo e outros

Nova equipe que cuidará de todos os apps (ainda) não tem planos imediatos de unificação entre apps

André Fogaça Por

Se tem uma coisa que o Google ama é aplicativo de mensagens, mas as coisas podem (finalmente) ficar mais organizadas agora que apenas uma equipe vai cuidar das diversas opções que existem na empresa, seja ela o Google Meet, Duo, Chat ou até mesmo o app de Telefone.

app mensagens google

A ideia é de unificar todas as soluções do gigante das buscas para mensagens em um só nome: Javier Soltero. Soltero já era o responsável pela parte empresarial, que tem nome de G Suite e foi a pessoa que eliminou a marca Hangouts, fazendo o Hangouts Meet virar Google Meet e o Hangouts virar Google Chat.

Ele e sua equipe serão os responsáveis pelo Google Duo, Mensagens (app para receber e enviar SMS e RCS) e Telefone, que é o discador que vem instalado em todos os Pixel, aparelhos Android One e alguns fabricantes aqui e ali, como a Motorola – que parece ter abandonado o Android One.

Antes desta mudança, cada aplicativo de mensagens trabalhava de forma quase que independente, com sua própria equipe de desenvolvimento e isso certamente ajudou para que a confusão fosse instalada com sucesso. Por enquanto não existe nenhuma linha de pensamento para que um app faça o serviço de outro e dos dois apenas um exista.

Eu não sei se Soltero tem isso no seu quadro de ideias, mas que tal unificar o Google Duo e Mensagens em um só app. Já que o Duo apenas faz ligações de vídeo, colocar este recurso dentro do Mensagens (que só manda mensagens de texto) pode ser uma boa escolha.

Com informações: The Verge.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
11 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jardel (@Jardel)

Para mim é tudo bloatware, simples assim.

Guilherme Leoni (@TheLeoni)

Eu não sei se Soltero tem isso no seu quadro de ideias, mas que tal unificar o Google Duo e Mensagens em um só app.

Eu gosto muito da ideia de unificar apps, na verdade, por mim seria uma boa unificar o app do Duo, Mensagens e Telefone em um único app, ter tudo a mão e um lugar só, pq de qualquer forma, nenhum dos três abro com frequência, mas todos parecem estar no mesmo contexto de uso (meu uso no caso).

Caio Henrique Galli dos Santos (@chgsantos)

Eles deveriam unificar todos os apps de consumidor final sem exceção em um único, e com interface em todos os produtos Google.

Só no Gmail já devem ter passado uns 5 mensageiros diferentes.

Só o Meet que deveria ser um a parte porque ele é muito usado em empresas para convidar outras pessoas para fazer reuniões, já que é só mandar o link e o convidado entrar.

Douglas Furtado Gonçalves (@DouglasFurtado)

Concordo contigo. Poderia até, finalmente, concorrer de forma decente com o WhatsApp ou Telegram.

João Almeida (@Joao_Almeida)

Google Duo melhor app para video chamadas fora o FaceTime. Espero que não cagu*m ele ou mate, pois é otimo.

Schio ☭ (@Sckillfer)

Apenas 10 anos desde a morte do Google Talk… E até agora a Google não consegue fazer nada que tenha o mesmo “sucesso”, esquece que a melhor coisa do Talk era a simplicidade: não precisava pensar em nada para usar, só abrir o Gmail ou Orkut e descobrir que seus contatos já tavam lá

Leo (@leonardoroese)

Acho que a google nunca foi feliz no marketing dos apps comunicadores dela. Não teve uma divulgação atraente incentivando uso das ferramentas, acho que confiaram muito na propagação expontanea e ficaram pra trás. Desde a época do MSN.

John Smith (@john)

Eu acho que tem que juntar tudo num aplicativo só, no máximo ter outro para a G Suite.

Telefone considero ainda que deve ser um app à parte. De resto, devia existir um único app que englobasse envio de texto, SMS/RCS, chamadas de voz (VOIP) e vídeo. Uma interface bem trabalhada para que cada recurso possa ser facilmente utilizado, tudo integrado com o aplicativo de Contatos.

Na dúvida, você vai nele, pesquisa a pessoa e lá estarão todas as formas possíveis de entrar em contato com ela. Com uma API aberta e integração dos desenvolvedores, lá também estarão as redes sociais e outros mensageiros dessa pessoa (como alguns apps já fazem).

Alguém só pode sonhar com tamanha simplicidade e integração.

CAV (@cav)

Acho bem zuado a Google ter o Mensagens e o Duo, ter ainda o Google Chat, Google Meet e ainda suportar o Hangouts (que eu pensei que já tinha sido descontinuado).
O pior é que o Duo já está ficando mais parecido com o Google Meet, e daí não se sabe qual dos dois vai sobreviver.

Descontinuando o Hangouts, e avaliar a unificação do Mensagens com o Google Chat, acho que ela já resolveria o problema, porque se o Skype e o Microsoft Teams coexistem, por que o Duo e o Google Meet não podem co-existir?