Início » Aplicativos e Software » Google unifica equipes de apps de mensagens Meet, Duo e outros

Google unifica equipes de apps de mensagens Meet, Duo e outros

Nova equipe que cuidará de todos os apps (ainda) não tem planos imediatos de unificação entre apps

André Fogaça Por

Se tem uma coisa que o Google ama é aplicativo de mensagens, mas as coisas podem (finalmente) ficar mais organizadas agora que apenas uma equipe vai cuidar das diversas opções que existem na empresa, seja ela o Google Meet, Duo, Chat ou até mesmo o app de Telefone.

app mensagens google

A ideia é de unificar todas as soluções do gigante das buscas para mensagens em um só nome: Javier Soltero. Soltero já era o responsável pela parte empresarial, que tem nome de G Suite e foi a pessoa que eliminou a marca Hangouts, fazendo o Hangouts Meet virar Google Meet e o Hangouts virar Google Chat.

Ele e sua equipe serão os responsáveis pelo Google Duo, Mensagens (app para receber e enviar SMS e RCS) e Telefone, que é o discador que vem instalado em todos os Pixel, aparelhos Android One e alguns fabricantes aqui e ali, como a Motorola – que parece ter abandonado o Android One.

Antes desta mudança, cada aplicativo de mensagens trabalhava de forma quase que independente, com sua própria equipe de desenvolvimento e isso certamente ajudou para que a confusão fosse instalada com sucesso. Por enquanto não existe nenhuma linha de pensamento para que um app faça o serviço de outro e dos dois apenas um exista.

Eu não sei se Soltero tem isso no seu quadro de ideias, mas que tal unificar o Google Duo e Mensagens em um só app. Já que o Duo apenas faz ligações de vídeo, colocar este recurso dentro do Mensagens (que só manda mensagens de texto) pode ser uma boa escolha.

Com informações: The Verge.

Comentários da Comunidade

12 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jardel

Para mim é tudo bloatware, simples assim.

Guilherme Leoni

Eu não sei se Soltero tem isso no seu quadro de ideias, mas que tal unificar o Google Duo e Mensagens em um só app.

Eu gosto muito da ideia de unificar apps, na verdade, por mim seria uma boa unificar o app do Duo, Mensagens e Telefone em um único app, ter tudo a mão e um lugar só, pq de qualquer forma, nenhum dos três abro com frequência, mas todos parecem estar no mesmo contexto de uso (meu uso no caso).

Caio Henrique Galli dos Santos

Eles deveriam unificar todos os apps de consumidor final sem exceção em um único, e com interface em todos os produtos Google.

Só no Gmail já devem ter passado uns 5 mensageiros diferentes.

Só o Meet que deveria ser um a parte porque ele é muito usado em empresas para convidar outras pessoas para fazer reuniões, já que é só mandar o link e o convidado entrar.

Douglas Furtado Gonçalves

Concordo contigo. Poderia até, finalmente, concorrer de forma decente com o WhatsApp ou Telegram.

João Almeida

Google Duo melhor app para video chamadas fora o FaceTime. Espero que não cagu*m ele ou mate, pois é otimo.

Schio ☭

Apenas 10 anos desde a morte do Google Talk… E até agora a Google não consegue fazer nada que tenha o mesmo “sucesso”, esquece que a melhor coisa do Talk era a simplicidade: não precisava pensar em nada para usar, só abrir o Gmail ou Orkut e descobrir que seus contatos já tavam lá

Leonardo G. Roese

Acho que a google nunca foi feliz no marketing dos apps comunicadores dela. Não teve uma divulgação atraente incentivando uso das ferramentas, acho que confiaram muito na propagação expontanea e ficaram pra trás. Desde a época do MSN.

John Smith

Eu acho que tem que juntar tudo num aplicativo só, no máximo ter outro para a G Suite.

Telefone considero ainda que deve ser um app à parte. De resto, devia existir um único app que englobasse envio de texto, SMS/RCS, chamadas de voz (VOIP) e vídeo. Uma interface bem trabalhada para que cada recurso possa ser facilmente utilizado, tudo integrado com o aplicativo de Contatos.

Na dúvida, você vai nele, pesquisa a pessoa e lá estarão todas as formas possíveis de entrar em contato com ela. Com uma API aberta e integração dos desenvolvedores, lá também estarão as redes sociais e outros mensageiros dessa pessoa (como alguns apps já fazem).

Alguém só pode sonhar com tamanha simplicidade e integração.

CAV

Acho bem zuado a Google ter o Mensagens e o Duo, ter ainda o Google Chat, Google Meet e ainda suportar o Hangouts (que eu pensei que já tinha sido descontinuado).
O pior é que o Duo já está ficando mais parecido com o Google Meet, e daí não se sabe qual dos dois vai sobreviver.

Descontinuando o Hangouts, e avaliar a unificação do Mensagens com o Google Chat, acho que ela já resolveria o problema, porque se o Skype e o Microsoft Teams coexistem, por que o Duo e o Google Meet não podem co-existir?

Participe da discussão