Índia é questionada por uso obrigatório de app de COVID-19

Trabalhadores do setor público e privado foram obrigados a instalar aplicativo indiano para monitorar COVID-19 (novo coronavírus)

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
coronavirus covid-19

A Índia está sendo questionada por impor o uso do app para monitorar a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. Ainda que o download do aplicativo seja voluntário, trabalhadores dos setores público e privado foram obrigados a instalar o Aarogya Setu em seus celulares.

O Aarogya Setu é um aplicativo desenvolvido pelo governo indiano para rastrear a COVID-19. O app utiliza conexões Bluetooth e o GPS para monitorar as redondezas. Quando uma pessoa que testou positivo para doença se aproxima, o software emite um alerta ao usuário, por meio de uma notificação do celular.

Ainda que o aplicativo possa ajudar no combate à COVID-19, o Aarogya Setu vem causando incômodo na Índia. Isto porque trabalhadores do setor público e privado estão sendo forçados a instalar o aplicativo em seus celulares. Caso contrário, correm até o risco de perderem seus empregos, segundo o MIT Technology Review.

O governo foi convocado, nesta sexta-feira (8), para prestar esclarecimentos à corte indiana sobre o uso obrigatório do aplicativo. As autoridades deverão comparecer ao tribunal em 12 de maio.

O download do Aarogya Setu também se tornou obrigatório aos moradores da cidade de Noira. De acordo com o BuzzFeed News, o governo local está aplicando multas e até mesmo prendendo cidadãos que não estejam utilizando o aplicativo para rastrear a doença.

União Europeia - bandeira

União Europeia lança guia para apps de COVID-19

A União Europeia preparou um guia para o desenvolvimento de aplicativos para monitorar a COVID-19 nos países do bloco. O documento, disponibilizado ao público em abril, lista exigências para que os apps sejam utilizados por governos locais sem desrespeitar a privacidade os direitos dos cidadãos.

Outros países, como Alemanha e França, revelaram seus próprios aplicativos para rastrear e combater o novo coronavírus nas últimas semanas. Já o Reino Unido iniciou os testes de seu app, desenvolvido pelo Sistema Nacional de Saúde (NHS), na segunda-feira (5).

Com informações: Business Insider, MIT Technology Review e Reuters

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados