Cão-robô Spot vai monitorar distanciamento social em Singapura

Robô quadrúpede Spot vai patrulhar parque de Singapura para lembrar frequentadores sobre distanciamento social

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
cão-robô Spot

Em várias partes do mundo, a instrução tem sido uma só: se você pode, fique em casa para se prevenir da COVID-19 ou, ao menos, evite aglomerações. Infelizmente, muita gente não tem levado as orientações a sério. Singapura encontrou uma maneira peculiar de dar “bronca” nessas pessoas: colocou o cão-robô Spot, da Boston Dynamics, para patrulhar um parque.

Apesar da aparência ameaçadora, o robô quadrúpede não atira, cospe fogo, dá choque ou corre atrás dos teimosos de plantão. O Spot simplesmente se aproxima de pessoas que estão passeando e reproduz mensagens gravadas com lembretes sobre a importância de manter o distanciamento social.

Para prevenir acidentes, o robô é equipado com sensores que o permitem desviar de obstáculos ou pessoas que estejam em seu caminho. Um operador acompanhará o Spot remotamente para garantir a segurança.

O robô também conta com câmeras que ajudarão as autoridades de Singapura a estimar o número de visitantes do local. A NParks, entidade responsável pelo teste, afirma que as imagens capturadas não serão usadas para identificar indivíduos.

Por ora, o cão-robô Spot irá aterrorizar… digo, monitorar apenas o Parque Bishan-Ang Mo Kio, por pelo menos duas semanas e fora dos horários com mais movimentação. Dependendo do resultado do teste, o robô poderá entrar em operação também nos horários de pico.

A possibilidade de o Spot ser usado em outros parques e pontos de Singapura não está descartada. As autoridades entendem que o robô reduz a necessidade de funcionários patrulharem esses locais e, assim, ficarem mais expostos ao coronavírus. No entanto, tudo dependerá dos resultados obtidos com o teste inicial.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados