Início » Curiosidades » Cão-robô Spot vai monitorar distanciamento social em Singapura

Cão-robô Spot vai monitorar distanciamento social em Singapura

Robô quadrúpede Spot vai patrulhar parque de Singapura para lembrar frequentadores sobre distanciamento social

Emerson Alecrim Por

Em várias partes do mundo, a instrução tem sido uma só: se você pode, fique em casa para se prevenir da COVID-19 ou, ao menos, evite aglomerações. Infelizmente, muita gente não tem levado as orientações a sério. Singapura encontrou uma maneira peculiar de dar “bronca” nessas pessoas: colocou o cão-robô Spot, da Boston Dynamics, para patrulhar um parque.

cão-robô Spot

Apesar da aparência ameaçadora, o robô quadrúpede não atira, cospe fogo, dá choque ou corre atrás dos teimosos de plantão. O Spot simplesmente se aproxima de pessoas que estão passeando e reproduz mensagens gravadas com lembretes sobre a importância de manter o distanciamento social.

Para prevenir acidentes, o robô é equipado com sensores que o permitem desviar de obstáculos ou pessoas que estejam em seu caminho. Um operador acompanhará o Spot remotamente para garantir a segurança.

O robô também conta com câmeras que ajudarão as autoridades de Singapura a estimar o número de visitantes do local. A NParks, entidade responsável pelo teste, afirma que as imagens capturadas não serão usadas para identificar indivíduos.

Por ora, o cão-robô Spot irá aterrorizar… digo, monitorar apenas o Parque Bishan-Ang Mo Kio, por pelo menos duas semanas e fora dos horários com mais movimentação. Dependendo do resultado do teste, o robô poderá entrar em operação também nos horários de pico.

A possibilidade de o Spot ser usado em outros parques e pontos de Singapura não está descartada. As autoridades entendem que o robô reduz a necessidade de funcionários patrulharem esses locais e, assim, ficarem mais expostos ao coronavírus. No entanto, tudo dependerá dos resultados obtidos com o teste inicial.

Com informações: The Verge.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Insfran (@felipous)

Eu acho esse robô pavoroso

@Rogerio.Neves

Pavoroso em tudo!

Mickey Sigrist (@Mickey)

Black Mirror, só que sem a parte de matar as pessoas.

Fábio Laurindo (@Fabio_Laurindo)

Por enquanto

Paulo Maciel (@pymaciel)

Apesar da aparência ameaçadora, o robô quadrúpede não atira, cospe fogo, dá choque ou corre atrás dos teimosos de plantão.

Não ainda.

Paulo Maciel (@pymaciel)

Alguém faça aquela montagem da imagem que vai desbotando e revelando outra, com esse robô e o de blackmirror.