Facebook libera novo design na web com modo escuro para todos

O novo visual começa a ser distribuído para os usuários, mas pode levar alguns dias até chegar para todos

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
facebook novo modo escuro web chrome

O Facebook passou a liberar o novo visual da rede social para todos os usuários. A novidade aproxima a interface da versão móvel que roda em tablets e smartphones, além de entregar (finalmente) o modo escuro.

Muito provavelmente você já deve ter o novo visual ativado, ou esbarrou pela opção de testá-la, já que o Facebook vem dando alguns meses para que os usuários possam se acostumar com a nova cara do site. Para alguns a mudança é drástica e tudo parece bagunçado (como aconteceu comigo), mas para quem já utiliza mais a rede social em aplicativos do que no site, este passo pode ser absorvido com mais facilidade.

Nesta nova identidade muita coisa muda, desde o logo que deixa de ser mais quadrado e fica redondo, há menor presença da cor azul que estava na barra do topo e até o cinza do fundo é menos contrastante. É tudo mais minimalista, há um destaque bem maior para o Watch e o melhor de tudo é que finalmente a rede social de Mark Zuckerberg implementa o modo noturno na web.

Outros pontos que ganham maior facilidade de uso são as abas Eventos, Páginas e Grupos, sendo que o último tem área de notificações separada e se você escolheu o modo escuro, o contraste do indicador de notificação é ainda maior.

Se você utiliza um monitor mais largo, como os com proporção 21:9 ou maior, ou ainda um monitor 4K, vai notar que a coluna central, onde fica o feed com todas as publicações, parece que está menor. O que mudou foi a exclusão de uma das colunas e que ficava colada do lado direito do feed, com informações destacadas para aniversariantes, lives do momento e um espaço para conteúdo patrocinado.

Mesmo com a liberação para todos, ainda existe um sistema de ondas para que todos realmente recebam o novo visual. Se você já testou no passado e voltou ao modo antigo, é só clicar na setinha que fica do lado do ícone de notificações e “Mudar para o novo Facebook”.

Ele funciona assim no Chrome, Edge, mas o Safari ainda não suporta o novo visual. O Facebook diz que o recurso chegará ao navegador da Apple em breve.

Com informações: Facebook.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados