Uber Flash é lançado no Brasil para concorrer com Loggi e Rappi

Nova modalidade, Uber Flash permite que usuário solicite viagens de carro para enviar objetos a outras pessoas

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Uber

A Uber escolheu esta segunda-feira (11) para o anúncio oficial de uma nova categoria de serviço no Brasil: o Uber Flash, que permite ao usuário solicitar viagens para envio de itens a amigos e familiares pagando o preço do UberX.

De acordo com a companhia, a nova modalidade cumpre duas funções essenciais: contribuir para as ações de distanciamento social motivadas pelo coronavírus (COVID-19) e permitir que motoristas ligados à plataforma consigam um complemento de renda — a demanda por viagens de passageiros despencou por causa da pandemia.

Presumivelmente, o Uber Flash também faz parte das medidas que a companhia vem adotando para amenizar os impactos da pandemia sobre suas operações. A diminuição no número de corridas contribuiu para a Uber fechar o primeiro trimestre de 2020 com prejuízo de US$ 2,9 bilhões.

Este não é, em todos os sentidos, um serviço novo. Em abril, a empresa anunciou o Uber Connect em alguns países, modalidade que permite justamente que motoristas façam entregas de objetos. Podemos dizer, então, que o Uber Flash é o Uber Connect com um nome diferente.

De certa forma, a nova categoria rivaliza com serviços como Loggi e Rappi no Brasil, com a diferença principal de que as entregas são feitas pelos motoristas da plataforma que transportam passageiros, não por motoboys.

Uber Flash

O funcionamento é fácil: no aplicativo da Uber, basta informar os pontos de retirada e destino do item, selecionar a opção Uber Flash e confirmar o envio. As orientações sobre a entrega, como o nome da pessoa que receberá o objeto, devem ser passadas por chat ao motorista que irá realizar a viagem.

Somente itens permitidos por lei e com valor de até R$ 500 podem ser transportados. O objeto deve pesar, no máximo, 10 kg, além de caber no porta-malas de um veículo UberX. É possível compartilhar com o destinatário o status da entrega.

No momento, o Uber Flash está disponível apenas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados