Um dos problemas que fotógrafos amadores encontram ao tirar fotos são as imagens tremidas. Pior é quando a foto é de um momento único, que não vai acontecer pelos próximos meses ou anos. Não existe um tratamento de imagem que consiga tirar completamente o movimento na foto. Mas uma tecnologia criada pela Microsoft e apresentada ontem pode impedir esse incômodo efeito.

Criado pelo setor de pesquisa da empresa, o sistema usa um conjunto de acelerômetros e giroscópios anexados à câmera. Mais especificamente seis sensores anexados em volta de uma DSLR para capturar quais movimentos foram feitos pela câmera e processar a correção. O pulo do gato, por assim dizer, está no algoritmo criado pela Microsoft para desfazer os movimentos baseados nos dados capturados por tais sensores. Veja exemplos logo abaixo.

À esquerda, imagem tremida e à direita, imagem tratada.

A nitidez nas fotos tratadas em comparação com as tremidas é sem dúvida perceptível, mas a Microsoft diz que ainda há espaço para melhorias na tecnologia. Por isso, não há uma previsão para quando ele estará disponível no mercado ou se a empresa pretende licenciar a tecnologia aos fabricantes de câmeras. Qualquer que seja a opção, espero que chegue logo, fotos tremidas estão dentro da minha área de especialidades.

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Claudio
Parabéns! Você sabe tirar fotos como um profissional! mas... A tecnologia serve para isso mesmo, fazer o trabalho sujo em nosso lugar, deixando que a gente se concentre no que realmente importa: capturar um momento único.
Kadu
ISSO É INCLUSÃO DIGITAL! \Õ/
al_maia
Acho que não necessariamente... Podem fazer algo no estilo dos ring flashes usados para fotos macro, que se encaixam em volta da objetiva.
al_maia
Verdade, mas devemos lembrar que a correção da Microsoft baseia-se em dados obtidos *durante* a captura, então ela tem um pé na primeira categoria, embora seja da segunda.
Diogo
Esperando a Apple criar algo semelhante e colocar no iPhone com status de revolucionário.
@calangoxd
quem sofre de mal de parkinson vai poder tirar fotos. viva a tecnologia!
@bruno_gall
Também estou achando!
kylefurtado
A melhoria é significativa.
Kadu
De fato a tecnologia melhorou muito a qualidade das fotos. Principalmente na segunda imagem, das latinhas de Coca-cola.
tplayer
Ou no celular, onde são geradas a maioria das fotos tremidas.
tplayer
Seria muito útil para câmeras de celulares. Já pensou anexarem isso no Windows Phone 7. Querendo ou não os aparelhos já contam com giroscópios e acelerômetros.
Hernani
E ficar com aquele monte de fios pendurados tô fora! (Sim eu sei!)
Rafael Silva
Ou pode ser mesmo um circuito já completo dentro da máquina. Tudo é possível com miniturialização. :P
@AntonioVeras
"Mais especificamente seis sensores anexados em volta de uma DSLR para capturar quais movimentos foram feitos pela câmera e processar a correção." Acho que será um aparelho acoplado à máquina. Ou seja, para essa tecnologia funcionar o aparelho (embutido ou não), tem que estar na máquina na hora da foto.
Rafael Silva
Eu acho que essa função mais previne fotos tremindas do que melhora as fotos já tiradas.
Exibir mais comentários