Início » Demais assuntos » Microsoft cria tecnologia que corrige fotos tremidas

Microsoft cria tecnologia que corrige fotos tremidas

Avatar Por
9 anos atrás

Um dos problemas que fotógrafos amadores encontram ao tirar fotos são as imagens tremidas. Pior é quando a foto é de um momento único, que não vai acontecer pelos próximos meses ou anos. Não existe um tratamento de imagem que consiga tirar completamente o movimento na foto. Mas uma tecnologia criada pela Microsoft e apresentada ontem pode impedir esse incômodo efeito.

Criado pelo setor de pesquisa da empresa, o sistema usa um conjunto de acelerômetros e giroscópios anexados à câmera. Mais especificamente seis sensores anexados em volta de uma DSLR para capturar quais movimentos foram feitos pela câmera e processar a correção. O pulo do gato, por assim dizer, está no algoritmo criado pela Microsoft para desfazer os movimentos baseados nos dados capturados por tais sensores. Veja exemplos logo abaixo.

À esquerda, imagem tremida e à direita, imagem tratada.

A nitidez nas fotos tratadas em comparação com as tremidas é sem dúvida perceptível, mas a Microsoft diz que ainda há espaço para melhorias na tecnologia. Por isso, não há uma previsão para quando ele estará disponível no mercado ou se a empresa pretende licenciar a tecnologia aos fabricantes de câmeras. Qualquer que seja a opção, espero que chegue logo, fotos tremidas estão dentro da minha área de especialidades.

Com informações: Engadget.

Mais sobre: , ,