YouTube Music importa biblioteca e uploads do Google Play Música

Agora é possível transferir os arquivos de áudio armazenados no Google Play Música para o YouTube Music (finalmente)

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
YouTube Music (Imagem: Divulgação/YouTube)

Uma das características marcantes do Google Play Música é a sua capacidade de armazenar arquivos de áudio do usuário. Em 2018, o YouTube Music foi lançado como um serviço substituto, mas sem a opção de upload de músicas. Para quem não quer se desfazer de seu acervo particular, boas novas: agora é possível importar arquivos guardados no Google Play Música para o YouTube Music.

Algo do tipo já era esperado. Em fevereiro, o Google começou a testar uma versão do YouTube Music com o recurso de envio de músicas ativado. Com a atualização anunciada nesta terça-feira (12), o serviço passa a permitir que o usuário importe facilmente para este o acervo de faixas que mantém no Google Play Música.

De fato, não é um procedimento complicado. No YouTube Music para Android ou iOS, o usuário encontrará uma opção em destaque que permite transferir o conteúdo existente em sua conta no Google Play Música. Basta seguir os passos apontados para o processo ter início.

Além dos arquivos de áudio armazenados no Google Play Música, o recurso transfere as músicas compradas pelo usuário, faixas curtidas, listas de reprodução e a maioria das estações — no YouTube Music, elas foram transformadas em playlists.

O tempo de duração da transferência dependerá da quantidade de dados que o usuário mantém no Google Play Música, mas, na maioria dos casos, o processo deverá ser concluído em menos de uma hora. O YouTube Music avisará por e-mail e notificação sobre o término do procedimento.

Depois, é só curtir. Um detalhe interessante é que, logo após a importação, o histórico de reproduções no Google Play Música será usado para compor a base de recomendações personalizadas do YouTube Music.

Para quem quiser fazer upload de novas músicas, outra boa notícia: é possível armazenar até 100 mil faixas no YouTube Music (contra o limite de 50 mil do Google Play Música).

A opção de transferência está sendo liberadas aos poucos. Você receberá uma aviso por e-mail ou notificação quando esse recurso estiver disponível para a sua conta.

Transferindo do Google Play Música para o YouTube Music

Google Play Música será descontinuado

No anúncio oficial, o Google explica que, por enquanto, o Google Play Música continuará funcionando, por um único motivo: a companhia quer garantir que os usuários tenham tempo suficiente para transferir seu conteúdo para o YouTube Music.

A empresa sinaliza, porém, que o Google Play Música será descontinuado até o fim de 2020, o que não surpreende: era para o YouTube Music ter se tornado a única ferramenta de músicas do Google no ano passado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados