Início » Internet » Google libera “Search Chips” no Gmail com filtros para busca

Google libera “Search Chips” no Gmail com filtros para busca

A novidade faz o Gmail sugerir filtros que são adicionados sem a necessidade de uma pesquisa avançada ou de termos técnicos

André Fogaça Por

O Google está (finalmente) lançando uma nova forma de filtrar as buscas que são feitas dentro do Gmail, com nome de Search Chips. A novidade utiliza sugestões para resultados que podem estar dentro de um marcador, que contenham anexos, com alguma data específica ou até mesmo de mensagens ainda não lidas.

Gmail Search Chips

Se você quer buscar por um e-mail dentro do Gmail, basta usar a barra enorme que fica no topo da interface e digitar o termo. A busca é genérica e mostra tudo, mas existem formas mais técnicas de filtrar o conteúdo, seja ao entrar em “Pesquisa avançada” ou ao colocar prefixos na barra, como in:comprovantes para buscar apenas dentro do marcador “comprovantes”.

O problema é que este tipo de refinamento do resultado está longe de ser amigável e o Google bem sabe como tornar seus produtos mais simples. Ele fez exatamente isso com o Search Chips, que mostra alguns atalhos sugeridos logo abaixo da barra de buscas, depois que a busca é feita.

No exemplo da imagem acima é possível filtrar os muitos resultados em e-mails com anexo, que foram enviados para o Felipe, que não estão lidos ou então que foram enviados em uma data específica. Tudo ao alcance do ponteiro do mouse, sem precisar de prefixo em outro idioma ou entrar na página de pesquisa avançada.

Ao clicar em cada uma das sugestões de filtro, o Gmail adiciona outras que podem especificar ainda mais a busca. Se você não encontrou o que busca mesmo com a ajuda da predição, ainda é possível entrar na pesquisa avançada e utilizar os vários campos que podem ser escolhidos manualmente.

Este recurso foi apresentado para as contas corporativas do G Suite em fevereiro deste ano, mas já está aparecendo em contas comuns como a minha.

Com informações: XDA-Developers.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Adriano Garcez (@Adriano_Garcez)

Apareceu para mim também. Finalmente!

Não fosse por essa matéria, ia demorar para saber, já que não costumo usar a busca justamente pelos filtros serem pouco user friendly.

Mickey Sigrist (@Mickey)

De fato, atualmente, a barra de pesquisa e os filtros do Gmail são um pouco chatinhos pros usuários mais comuns quando estes precisam pesquisar algo mais específico. Esse tipo de recurso ajuda muito na usabilidade de quem acumula muitas mensagens em diversas pastas, por exemplo. Uma novidade bem vinda.

Vinícius (@wyne)

Notei que aparece pra mim usando o Chrome, no Firefox não.