Como fazer uma cerca e portão no Minecraft

Construa uma cerca e um portão no Minecraft para melhorar o visual das construções e nunca mais veja os animais fugindo da sua fazenda

Diego Melo
Por
• Atualizado há 1 ano
Como fazer cerca no Minecraft / Diego Melo / Reprodução
Como fazer uma cerca no Minecraft. (Imagem: Diego Melo/Reprodução)

Cercas são blocos que funcionam como parede. Normalmente não podem ser saltadas, o que faz com que sejam ótimas barreiras para animais e alguns tipos de monstros, mas mantendo a visão do local. Se você não quer ver suas galinhas e vacas fugindo por aí, saiba como fazer uma cerca no Minecraft e deixe suas construções mais seguras.

Cerca de madeira

As cercas são produzidas na bancada de trabalho e ao seguir a formulá abaixo você conseguirá 3 de cada vez. No entanto, é possível fazer mais cercas de uma vez colocando, proporcionalmente, mais tábuas e gravetos.

Receita:

  • 4 tábuas de qualquer madeira;
  • 2 gravetos.

Após reunir os ingredientes, coloque as tábuas nos campos lateiras e os gravetos no centro. Sua cerca ficará pronta em seguida.

Construção de uma cerca de madeira no Minecraft
Construção de uma cerca de madeira no Minecraft. (Imagem: Janaína Dantas/Tecnoblog)

Cerca de tijolo de Nether

Essa é uma cerca especial feita com tijolos do Nether. Ela é mais resistente e só pode ser quebrada com picareta, mas é utilizada da mesma forma que a tradicional. No entanto, esse tipo de cerca é um pouco mais complicadas de fazer devido ao material necessário. 

Ele é encontrado somente no Nether, uma área mais perigosa e de difícil acesso no começo do jogo. Ou seja, para obter os tijolos, você terá que ter visitado o local pelo menos uma vez.

Receita:

  • 2 tijolos de Nether (feitos ao fundir netherrack em uma fornalha);
  • 4 tijolos de blocos de Nether (feitos com 4 tijolos de Nether).

Coloque os dois tijolos no centro da área de criação e os 4 tijolos de blocos nas laterais para obter 6 cercas de tijolo de Nether. Para fazer quantidades maiores de uma só vez adicione, proporcionalmente, mais materiais.

Como fazer uma cerca de  tijolo de Nether no Minecraft
Como fazer uma cerca de tijolo de Nether no Minecraft. (Imagem: Janaína Dantas/Tecnoblog)

Como fazer um portão de cerca

A estrutura dos portões é bem semelhante ao que vimos na cerca de madeira, alterando só a quantidade dos materiais:

  • 2 tábuas;
  • 4 gravetos.

Os gravetos devem ser colocados nas laterais da área de criação e as tábuas ao centro para concluir a construção do seu portão.

Construção de um portão de cerca no Minecraft
Construção de um portão de cerca no Minecraft. (Imagem: Janaína Dantas/Tecnoblog)

Para que servem as cercas no Minecraft?

Cercas são blocos úteis e versáteis para se ter em qualquer construção. Como adiantes, elas funcionam como uma parede que não pode ser atravessada ou saltada normalmente, bloqueando passagens e delimitando áreas, mas mantendo visão do que estiver por perto.

Geralmente, são utilizadas em fazendas para não deixar que vacas, porcos, galinhas e ovelhas fujam do local. Aranhas conseguem escalar cercas, mas monstros como zumbis e caveiras, não.

Cercas podem ser feitas com qualquer madeira. O visual vai depender do bloco utilizado: madeiras mais escuras fazem cercas mais escuras, e vice-versa. Além disso, elas podem ser colocadas uma sobre as outras, de forma vertical. Assim, também podem servir como colunas em varandas ou postes de iluminação. Ao ser colocada próximo a uma parede, a cerca automaticamente se “fixa” a ela.

Outra utilidade comum para o objeto é em decorações. Colocar uma cerca com uma placa de pressão por cima, por exemplo, forma uma pequena mesa. 
Essas customizações vão te ajudar na construção de casas modernas para te diferenciar no jogo. O que acha de explorar essa parte?

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Minecraft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Relacionados