Início » Aplicativos e Software » Windows 10 May 2020 Update troca Microsoft Edge antigo pelo novo

Windows 10 May 2020 Update troca Microsoft Edge antigo pelo novo

Microsoft atualiza navegador Edge com bloqueador de rastreamento de sites, suporte às extensões da Chrome Web Store e mais

Felipe Ventura Por

O Windows 10 vai receber sua próxima grande atualização nas próximas semanas: o May 2020 Update traz melhorias nas configurações, busca, Gerenciador de Tarefas, Cortana e mais. Haverá outra mudança notável: o Microsoft Edge antigo será substituído pela nova versão com mesma base do Google Chrome.

Microsoft Edge

A Microsoft está testando o May 2020 Update com usuários no canal Release Preview do programa Insider. Eles receberam uma atualização que remove o Edge antigo e instala o novo, como nota o Bleeping Computer.

O update tem código KB4559309 e descrição “2020-05 Atualização do Microsoft Edge para Windows 10 Version 2004 para sistemas operacionais baseados em x64”. Ele está disponível na build 19041.264 do Windows 10, que deve ser distribuída para todo mundo a partir deste mês.

Após a instalação, é necessário reiniciar o PC. Quando o computador ligar de novo, surgirá um guia rápido para ajudar na migração entre as duas versões do Edge.

Windows Update

Microsoft permite impedir instalação do novo Edge

O novo navegador da Microsoft, com base no Chromium, traz recursos adicionais como bloqueador de rastreamento de sites, suporte às extensões da Chrome Web Store, Coleções, abas na vertical, modo Internet Explorer e mais.

Vale notar que você pode instalar o novo Edge manualmente. Além disso, a Microsoft oferece uma ferramenta chamada Blocker Toolkit para impedir que o Windows 10 receba o novo navegador de forma automática.

O Microsoft Edge pode ser instalado no Windows 7, 8, 10, macOS, iOS e Android. Uma versão para distribuições Linux também está nos planos.

Comentários da Comunidade

17 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

imhotep

Tô usando o Edge Chromium há mais de um mês.
Achei bem leve, bem integrado ao Windows 10 e poder usar as extensões do Chrome é muito bom.

Daniel R. Pinheiro

Um pequeno detalhe que fez a diferença na troca do Chrome pelo Edge: neste eu posso definir o tema do navegador independente do tema do sistema. Enquanto o sistema é dark, posso deixar o do navegador light.

Eu tinha que forçar antes em Chrome://Flags, mas agora não dá mais.

@SynthwaveLover

Ainda tem aquela cara de Internet Explorer? As configurações, local de cada coisinha dele ainda me lembrava o IE, e por isso, nem dei bola…

Chrominho ainda vai reinar supremo aqui…

Vítor Gomes

Uso o Edge Chromium a muito tempo, desde a versão Dev (e continuo). Adoro ele, mas a Microsoft anda meio enrolada em liberar updates.

Até agora, mesmo com o navegador liberado para geral, ele ainda não tem a sincronização completa! O app do Android parece até brincadeira de mal gosto de tão ruim que é.

SynthwaveLover:

Ainda tem aquela cara de Internet Explorer?

Eu não vejo isso. Tem a cara do Chrome, com exceção dos ícones. Tudo tá exatamente no mesmo lugar e tal.

Gabriel

Vale notar que você pode instalar o novo Edge manualmente; isso também vai remover a versão antiga.

Não remove não, só oculta os atalhos pra abrir. O antigo Edge ainda aparece na seleção de aplicativos padrão para abrir determinados tipos de arquivos e, se desinstalar o novo Edge pelo painel de controle, o antigo volta instantaneamente como se nada tivesse acontecido.

Felipe Ventura

Corrigi essa parte, obrigado!

Mickey Sigrist

traz recursos adicionais como bloqueador de rastreamento de sites, suporte às extensões da Chrome Web Store, Coleções, abas na vertical, modo Internet Explorer e mais.

É impressionante como até hoje alguma coisa do Explorer continua dentro de todos os navegadores da Microsoft. É tipo um easter egg eterno.

Daniel R. Pinheiro

Talvez porque muitos sites ainda suportam apenas esse navegador.

Pedro Willyam Calheiros

Acho que por causa de sistemas Web antigos, principalmente de Intranet em empresas.

Felipe

Ele faz a sincronização de dados pessoais, como senhas e favoritos, igual o Chrome? Ou faz, mas apenas entre Edges e não com a conta do Google?

Uriel Dos Santos Souza

Estou testando no Linux. Edge não é ruim não!

@bkdwt

Depois que comecei a usar pela primeira vez há uns 2 meses, se tornou meu browser favorito. Só esperando sair para o Linux pra mandar o Firefox pra casa do carvalho, assim como fiz no Windows.

Valdinei Ferreira

Ele faz a sincronização usando a conta Microsoft, mas não sincroniza tudo. Tem coisas que sincronizam apenas na versão Beta, por enquanto, por isso continuo no Beta desde que lançou.
No Beta, você consegue sincronizar quase tudo, exceto Histórico e Guias Abertas.
Na versão estável, você não consegue os mesmos do Beta e as extensões.

ochateador

A microsoft podia fazer algo básico como:

remover o IE do windows 10. melhorar as configurações do Edge. Tentei mexer naquilo e é uma coisa pior do que o IE.
Felipe Lima

eu acho q a versao do Android ainda e baseado no antigo EDGE…

Exibir mais comentários
Participe da discussão