Como migrar contas do Google Authenticator no Android

Saiba como migrar contas do Google Authenticator entre dispositivos Android; útil se você estiver trocando de celular por um novo

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano
Google Authenticator permite configurar verificação em duas etapas

Demorou, mas chegou: já é possível migrar contas do Google Authenticator de um celular Android para outro. Isso resolve o problema de resetar os acessos na hora recuperar contas, cujo login é feito pelo app. Observe, porém, que isso só funciona se você tiver ambos os celulares — o novo e o antigo — em mãos. Em caso de roubo ou perda, o processo de recuperar o acesso às contas do Authenticator não muda.

Vamos lá?

Abaixo você vai aprender a migrar contas do Google Authenticator e também a usar a verificação em duas etapas do Google em vários smartphones Android diferentes.

O que mudou?

Um dos recursos mais esperados era permitir que os usuários transfiram contas e códigos de login com autenticação em duas etapas entre dispositivos Android que possuam o Google Authenticator instalado. Muito útil ao trocar um telefone antigo por um novo. A novidade está disponível a partir da versão 5.10, mas só no Android.

Por que usar?

O uso de duas etapas no login é essencial para proteger suas contas contra acessos não autorizados. Com esses mecanismos, os usuários verificam identidade por meio de senha e uma prova adicional de identidade, como uma chave de segurança ou códigos.

Como migrar contas do Google Authenticator
Abaixo, o passo explicar o que fazer se você mudar de um smartphone Android antigo para um novo e como migrar os códigos existentes no Authenticator entre os aparelhos.

Antes de começar, garanta que:

  • Seu smartphone Android antigo com os códigos do Google Authenticator que você quer migrar esteja com e a versão mais recente do aplicativo instalada;
  • Seu smartphone Android novo está atualizado;
  • A conexão de internet esteja ativa e estável.

Ao atualizar o aplicativo, você vai ver que o visual está renovado. 👌

authenticator

Agora, o passo a passo:

No smartphone antigo, crie um código QR;

  1. Toque em Mais (…);
  2. Depois, toque em “Transferir contas” e “Exportar contas”;
    Talvez seja necessário desbloquear o smartphone.
  3. Selecione as contas que você quer transferir para o smartphone novo;
  4. Toque em “Próxima”.
    EStará criado o QR Code no seu smartphone antigo. Se você estiver transferindo várias contas (em quantidade), o smartphone poderá criar mais de um código QR.
Como migrar contas do Google Authenticator

No smartphone novo, comece a importação:

  1. No Android novo, instale o Google Authenticator;
  2. Abra o aplicativo e toque em “Primeiros passos”;
  3. Na próxima tela, toque em “Importar contas existentes?” (Sim);
  4. Toque em “Ler código QR”;
  5. Foque o código dentro das linhas vermelhas para fazer a leitura;
  6. Depois de ler os códigos QR, você receberá uma confirmação;
  7. As contas do Google Authenticator foram transferidas com sucesso (!).

Como usar o Google Authenticator em vários celulares

Fazer isso permitirá que você gere códigos de verificação em mais de um dispositivo.

O processo é o mesmo no Android e no iOS (iPhone).

  1. Confira se o Google Authenticator está instalado e atualizado em todos os dispositivos que você quer usar (smartphones ou tablets);
  2. Na sua Conta do Google, vá para a seção Verificação em duas etapas;
  3. Se você já configurou o Google Authenticator na sua conta em algum momento anterior, exclua essa conta do Authenticator (toque na Lixeira);
    Importante: o Google recomenda que, antes de excluir essa conta do Google Authenticator, você precisa ter uma segunda etapa com códigos alternativos;
  4. Para configurar a verificação em duas etapas para o app Google Authenticator, siga as etapas tradicionais na tela. Use o mesmo código QR ou chave secreta em todos os celulares. Funciona se os códigos de verificação em cada dispositivo são iguais.

É isso!

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Authenticator na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados