Início » Jogos » Microsoft diz que nem todo jogo do Xbox Series X rodará a 60 fps

Microsoft diz que nem todo jogo do Xbox Series X rodará a 60 fps

Desenvolvedores de games para o Xbox Series X têm liberdade para rodar games abaixo desta taxa, indo até 30 fps e este é o caso de Assassin's Creed Valhalla

André FogaçaPor

Uma das promessas do Xbox Series X é rodar games em resolução 4K e 60 quadros por segundo, mas isso não é regra para todos os títulos. A polêmica apareceu durante a apresentação detalhes de Assassin’s Creed Valhalla, que tem o mínimo do próximo console da Microsoft em 30 fps.

Xbox Series X rodando Assassin's Creed

Para quem é gamer de console, jogar em 30 fps não é uma novidade e sim quase que uma regra. O problema é que a própria gigante do software, dona do Xbox Series X, vem prometendo que taxa de 60 quadros está em um objetivo padrão para os games que rodarão na plataforma.

Para a imprensa americana, a Ubisoft, desenvolvedora de Assassin’s Creed Valhalla, diz que o mínimo que trabalha para o game ser lançado é 30 fps e isso está no quadro de objetivos de lançamento para que todos os jogadores recebam a melhor experiência de game possível. Para que todos sejam imersos em um mundo cheio de detalhes e com pouco tempo de carregamento.

Logo depois, a própria Microsoft disse que “cabe aos próprios desenvolvedores determinar como eles aproveitam o poder e a velocidade do Xbox Series X. Os desenvolvedores sempre têm a flexibilidade na maneira como usam a energia, portanto um padrão ou regra para 60 fps não é uma obrigação”.

Rodar em 30 fps é quase que o padrão dos consoles, mudando em algumas poucas exceções e que aumentou com o lançamento do PlayStation 4 Pro e do Xbox One X, que trazem hardware mais poderoso para os mesmos títulos.

Mesmo com a polêmica eterna entre quem joga em consoles e quem escolhe o PC como plataforma, passar de 30 para 60 quadros por segundo é um salto perceptível sem qualquer dificuldade; fica muito mais bonito. Com a afirmação da própria Microsoft de que o Xbox Series X não obrigará aos desenvolvedores criarem jogos em 60 fps, fica a única saída para quem exige tamanha fluidez: jogue no PC.

Com informações: Kotaku e Ars Technica.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcos Oliveira (@marcosoliveiran)

Eu acredito que realmente cabe mais aos desenvolvedores do que à Microsoft. Feio será se a própria Xbox Game Studios lançarem jogos que não rodem a 60fps no Series X, pq até mesmo o One X já roda.

Diego Nascimento (@Dieg0)

Com uma puta configuração dessa é uma vergonha fazerem jogos com 30fps.

Jedielson (@Jedielson)

Cara, até no PC tem jogos que tu escolhe ou resolução e texturas no máximo ou FPS. Eu preferiria ter perfis pra escolher e não ser algo travado, isso me irrita mais do que ele rodar em 30 sem ter opção alguma.

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

Que papelão! Não sei como tem nego que ainda cai no papo da Microsoft

Daniel R. Pinheiro (@DiFF7Skyns)

“Desenvolvedores de games para o Xbox Series X têm liberdade para rodar games abaixo desta taxa”

Nem precisa de explicação, não é?

@ksio89

kkkkk que vergonha, vai chegar 2021 e ainda vai ter jogo de console rodando a 30 fps, próxima geração já começa sendo motivo de piada. Vexame ter um hardware de ponta como o XSX mas que não vai ser aproveitado porque os estúdios só querem saber de visual bonitinho em vez de oferecer a fluidez de 60 ou 120 fps.

Como um colega acima falou, poderia ao menos haver dois perfis diferentes para atender todos os gostos, tipo 2160p30, 1440p60 e 1080p120 por exemplo.

Rafael Machado de Souza (@rafael.mds)

Vários jogos já rodam a 60fps no PS4 e Xbox One.
Realmente uma vergonha o novissimo hardware não suportar isso por padrão.

Kamuri Amorim (@kamuri)

Não é culpa da Microsoft, quem conhece a Ubisoft já sabe da falta de polimento e otimização que os jogos dela tem

John Smith (@john)

Papelão é hater fazer comentário sem fundamento.

E F Medeiros (@bfowl)

Não se trata do hardware não suportar, pois várias desenvolvedoras já confirmaram seus jogos rodando a 4K / 120 fps no Series X, o problema são desenvolvedoras Triple-A que estão se lixando pra otimização do jogo, e só querem entregar gráficos. Termos uma realidade onde poderemos chegar a resoluções de 8K ou 10K, e os jogos ainda estarão a 30 fps, pois as incompetentes e desleixadas vendem o jogo pelo gráfico e não pela fluidez.

E F Medeiros (@bfowl)

O Xbox Series X terá os seguintes padrões para jogos.

4K / 120 fps para jogos Indie e jogos AA de terceiros e da Xbox Game Studios
4K / 60 fps / RayTracing em Tempo Real para jogos AAA do Xbox Game Studios

Para desenvolvedoras Third, elas ficarão de escolher a taxa de frames, mas a maioria não irá abrir mão da resolução 4K e muito menos do RT, ou seja, podem continuar esperando grandes AAA de terceiros rodando a 30fps. Pois é preferível 4K / 30 fps / RT do que 2K / 60 fps / Sem RT.

Rafael Machado de Souza (@rafael.mds)

Isso é falta de impor requisito mínimo pela Microsoft.
O xbox one já têm uma hardware excelente e o séries X vai elevar isso a um novo patamar.

Mateus B. Cassiano (@mbc07)
Daniel R. Pinheiro (@DiFF7Skyns)

Se ela impor é um tiro no pé. As third vão correr apenas pro PlayStation e PC. A MS pode impor pros estúdios dela mesma (deve ser um dos motivos pelos quais ela adquiriu vários).

@ksio89

Jogador de console tem culpa no cartório também. A maioria acha que fluidez é frescura e só valoriza gráfico bonitinho, ao menos todos os meus amigos que jogam em console pensam assim. A produtora apenas oferece o que o público quer. Resolução 4K, gráficos no alto mas rodando a 20 e poucos frames é normal pra eles.