Tecnoblog
Início » Jogos » Microsoft diz que nem todo jogo do Xbox Series X rodará a 60 fps

Microsoft diz que nem todo jogo do Xbox Series X rodará a 60 fps

Desenvolvedores de games para o Xbox Series X têm liberdade para rodar games abaixo desta taxa, indo até 30 fps e este é o caso de Assassin's Creed Valhalla

Uma das promessas do Xbox Series X é rodar games em resolução 4K e 60 quadros por segundo, mas isso não é regra para todos os títulos. A polêmica apareceu durante a apresentação detalhes de Assassin’s Creed Valhalla, que tem o mínimo do próximo console da Microsoft em 30 fps.

Para quem é gamer de console, jogar em 30 fps não é uma novidade e sim quase que uma regra. O problema é que a própria gigante do software, dona do Xbox Series X, vem prometendo que taxa de 60 quadros está em um objetivo padrão para os games que rodarão na plataforma.

Para a imprensa americana, a Ubisoft, desenvolvedora de Assassin’s Creed Valhalla, diz que o mínimo que trabalha para o game ser lançado é 30 fps e isso está no quadro de objetivos de lançamento para que todos os jogadores recebam a melhor experiência de game possível. Para que todos sejam imersos em um mundo cheio de detalhes e com pouco tempo de carregamento.

Logo depois, a própria Microsoft disse que “cabe aos próprios desenvolvedores determinar como eles aproveitam o poder e a velocidade do Xbox Series X. Os desenvolvedores sempre têm a flexibilidade na maneira como usam a energia, portanto um padrão ou regra para 60 fps não é uma obrigação”.

Rodar em 30 fps é quase que o padrão dos consoles, mudando em algumas poucas exceções e que aumentou com o lançamento do PlayStation 4 Pro e do Xbox One X, que trazem hardware mais poderoso para os mesmos títulos.

Mesmo com a polêmica eterna entre quem joga em consoles e quem escolhe o PC como plataforma, passar de 30 para 60 quadros por segundo é um salto perceptível sem qualquer dificuldade; fica muito mais bonito. Com a afirmação da própria Microsoft de que o Xbox Series X não obrigará aos desenvolvedores criarem jogos em 60 fps, fica a única saída para quem exige tamanha fluidez: jogue no PC.

Com informações: Kotaku e Ars Technica.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação