Como plantar sementes no Minecraft [trigo, cacau, cogumelo e mais]

Sementes no Minecraft podem ter dois significados distintos, mas aqui você aprende como entender cada uma delas e usar no jogo

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 1 ano
Como plantar sementes no Minecraft / Felipe Vinha / Reprodução
Como plantar sementes em Minecraft (Imagem: Felipe Vinha / Reprodução)

Em Minecraft, o termo “sementes” pode significar duas coisas distintas. Podem ser sementes de plantar, que geram plantas, flores e itens comestíveis, ou Semente como comandos, que geram pedaços de mundo e manipulam a realidade do game – normalmente na versão de computador. É bom entender a diferença antes de começar.

Para plantar sementes, o primeiro passo é ter uma enxada (hoe), para capinar o lugar onde você deseja plantar os itens. A enxada mais básica, de madeira, é formada por:

  • Duas tábuas de madeira;
  • Dois Gravetos.
Como plantar sementes no Minecraft / Felipe Vinha / Reprodução
Criar uma enxada é importante para plantar sementes em Minecraft (Imagem: Felipe Vinha / Reprodução)

Com a enxada em mãos, procure um local onde deseja realizar a plantação e prepare o terreno. Após isso, é só plantar. Plantas precisam de luz e água para crescer. Por isso, o terreno precisa estar perto da água e ao ar livre (sem qualquer cobertura).

Como plantar sementes no Minecraft / Felipe Vinha / Reprodução
Sementes precisam ficar perto da água e em lugares abertos (Imagem: Felipe Vinha / Reprodução)

Onde conseguir as sementes

Sementes são obtidas, normalmente, destruindo outras plantas em Minecraft. Flores, pedaços de grama ou até grama alta. Quando destruídas, elas têm chance de derrubar algum tipo de semente.

Como plantar sementes no Minecraft / Felipe Vinha / Reprodução
Sementes podem ser obtidas na colheita ou destruindo outras plantas (Imagem: Felipe Vinha / Reprodução)

Além disso, claro, o jogador também pode obter semente colhendo da própria plantação, para aumentar mais a área plantada e ter mais resultado em colheitas futuras.

Tipos de sementes disponíveis em Minecraft

  • Sementes de trigo;
  • Sementes de melancia;
  • Sementes de abóbora;
  • Sementes de beterraba;
  • Sementes de cacau.

Quando plantadas em terras próximas à água, gera o produto dito em seu nome. Alguns itens como cana-de-açúcar, batata, batata-doce e cenoura não são obtidos a partir de sementes, mas plantando os próprios itens. Cogumelos não são plantados.

Semente X Sementes

A Semente, para fins de geração de níveis, é um comando de números que o jogador insere dentro do jogo e modifica o mundo ao seu redor. Com o comando se Semente é possível criar um castelo, uma montanha, uma área povoada, entre outros ambientes. Mas usar Semente pode ser perigoso, “quebrar” o jogo e, além de tudo isso, estão disponíveis apenas na versão Java do jogo – para PCs que não usam Windows 10.

Não adianta querer usar comandos de Semente nos consoles ou em qualquer outra edição Bedrock de Minecraft, incluindo mobile e de Windows 10. Comandos de Semente não são recomendados e podem modificar o jogo de maneira não-autorizada.

Já as sementes agrícolas são, como no mundo real, itens comuns que são plantados na terra e fazem nascer outras plantas, como já expliquei no início do texto.

Como fazer gravetos em Minecraft 

Gravetos são itens básicos para a composição de diversos objetos e ferramentas, inclusive para criar a enxada indicada mais acima. Saiba como fazer gravetos em Minecraft para acelerar as suas construções no game.

Como fazer uma picareta em Minecraft 

As picaretas são feitas a partir da combinação dos gravetos com outros elementos. Sem essa ferramenta não é possível minerar para obter materiais e itens do jogo, portanto confira como fazer picaretas em Minecraft.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Minecraft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados