Início » Finanças » Como aumentar o seu score de crédito [7 dicas]

Como aumentar o seu score de crédito [7 dicas]

Limpar seu nome e manter as contas em dia são fundamentais; saiba como aumentar o seu score de crédito com algumas dicas

Luiza Xavier Por
TB Responde

Realizar o pagamento de dívidas antigas, deixar o nome limpo e manter todas as contas em dia são os principais caminhos para quem quer aumentar o seu score de crédito.

Observe que as ações para aumentar o seu score de crédito não têm efeito imediato. Portanto, quanto mais cedo você conhecer o funcionamento desse sistema adotado por bancos, financeiras e pelo varejo em geral, maiores serão suas chances de conseguir empréstimos e financiamentos de forma mais rápida, baseado no seu desempenho.

CreditScoreChart / Reprodução

A pontuação atribuída a você com base em seu histórico de pagamentos de contas, conhecida como nota ou score de crédito, faz parte do que o mercado chama de “currículo financeiro”. A partir dele, as instituições financeiras decidem se concedem ou não o crédito a quem solicitou — seja para financiamentos ou cartão de crédito.

Com variação de zero a 1.000, o score de crédito mais alto pode garantir, inclusive, taxas de juros menores na hora de pegar um empréstimo ou financiar um bem. Mas, afinal, como fazer para elevar a sua pontuação? Algumas dicas podem ajudar.

Como aumentar o seu score de crédito

  • Limpe seu nome

Essa é a dica mais importante para aumentar o score. Se você tem dívidas atrasadas, negocie com os credores e pague todas elas. Essa deve ser a sua prioridade. Sem fazer  isso, dificilmente você vai conseguir mudar a visão do mercado sobre o seu cadastro. Caso tenha dívidas com várias empresas, fique atento aos “feirões limpa nome”, que fazem a negociação com vários credores de uma única vez e em um só lugar.

  • Mantenha as contas em dia

Após regularizar o pagamento de dívidas atrasadas, mantenha a pontualidade nos pagamentos dos próximos meses. Com isso, você vai mostrar que seu comportamento mudou. Quanto mais tempo você mantiver esse novo perfil, de pagar em dia suas contas, melhor. Os credores poderão reavaliar o risco de conceder crédito para você;

  • Planeje seu orçamento

Fazer a cada mês um planejamento de orçamento, identificando seus ganhos e gastos, é uma medida essencial para evitar novas dívidas. Sempre que possível, pague suas compras à vista. Com isso, corre menos risco de se endividar e, consequentemente, reduzir seu score. Deixe crédito e financiamento para situações realmente necessárias;

  • Elimine os maus hábitos

Se você já conseguiu limpar seu nome e está mantendo as contas em dia, faça de tudo para evitar cair nas armadilhas do consumo. Faça uma lista das dívidas que estão sendo pagas. Planeje as compras para evitar gastos desnecessários. Poupe o que for possível e, procure sempre pagar a fatura  total do cartão de crédito (em vez do mínimo). Passar a ser um bom pagador exige mudanças de hábito;

  • Consulte o cadastro positivo

É um modo simples de registrar as informações que as empresas consideram importantes na hora de liberar crédito para o consumidor, como quantas contas você já pagou e se mantém um bom relacionamento com bancos e empresas.

No cadastro, passam a constar  do histórico do CPF totais financiados, quantidades e valores das parcelas, bem como o comportamento e a pontualidade de pagamento demonstrados pelo consumidor. Assim, aos poucos, você pode construir seu histórico de bom pagador. Para saber mais, acesse no Serasa o cadastropositivo.com.br;

  • Atualize seus dados na Serasa

Mantenha seus dados pessoais sempre atualizados na Serasa. Quanto mais exatas forem as informações básicas sobre você como idade, endereço, e-mail e telefone, mais confiável será o seu cadastro. Além disso, informe sempre que alterar alguma dessas informações. É possível fazer essa atualização online ou em uma agência da instituição;

  • Não pague para aumentar seu score

Não acredite em quem diz que pode aumentar seu score de crédito. Golpistas oferecem esse tipo de serviço na internet. Mas, isso não é possível, segundo informações da Serasa.

Além de observar e adotar essas dicas básicas, é importante acompanhar constantemente a sua pontuação pelo Score Serasa. A consulta é rápida, fácil e gratuita e pode ser feita em serasa.com.br/score.

Você poderá identificar os fatores que fazem sua nota de crédito aumentar, como saldar dívidas mais antigas primeiro, ou diminuir, o que pode acontecer após o atraso no pagamento de parcelas de um financiamento de carro ou imóvel, por exemplo.

Com informações: Serasa

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação