As vendas do iPad continuam com força total. Depois da Apple lançar o aparelho em mais alguns países, os resultados começam a aparecer nos gráficos. Um analista do Deutsche Bank, uma instituição financeira da Alemanha, fez os cálculos e já afirma categoricamente: a Apple é a terceira maior vendedora de notebooks do mundo.

Mas antes de continuar com o texto, é importante destacar: os cálculos da analista só são possíveis se considerarmos que o iPad pode ser comparado a um notebook e, portanto, contabilizado junto com essa classe de produtos. Durante o lançamento do iPad, Steve Jobs disse que o gadget seria uma solução intermediária entre o celular e o notebook, mas os dados do Deutsche Bank coloca tudo isso em um mesmo saco.

Em posse de números de participação de mercado gerados pelo IDC, foi relativamente simples recalcular o gráfico. Conforme você visualiza abaixo, a guinada da Apple na participação porcentual desse mercado disparou quando o iPad começou a ser vendido.

Mercado global de computadores portáteis (com iPad) | Clique para ampliar

A maior produtora de notebooks e computadores portáteis do mundo continua sendo a HP, mas sua participação caiu para abaixo dos 20% em 2010. Em segundo lugar temos a Acer, que também vislumbra um movimento de queda. O tracejado vermelho, da Apple, mostra que a firma de Cupertino só faz subir desde que o iPad foi lançado.

De acordo com a analista, os 2,4 milhões de MacBooks e MacBooks Pro vendidos no último trimestre foram amplamente beneficiados por mais 3,2 milhões de iPads, que foram acrescentados à participação de mercado da Apple.

Steve Jobs agradece.

Com informações: Fortune.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados