Início » Jogos » Steam usa IA para recomendar jogos que você já comprou

Steam usa IA para recomendar jogos que você já comprou

A recomendação aparece em forma de nova prateleira no Steam e que pode te ajudar a lembrar que comprou muitos títulos e não jogou nenhum deles

André Fogaça Por

A Valve liberou uma atualização para o Steam nesta semana que insere uma nova prateleira de jogos dentro da biblioteca do jogador, com nome de “Jogar a seguir” e que utiliza inteligência artificial para sugerir novos jogos que o usuário já comprou.

steam jogar a seguir fundo

Este tipo de sugestão já estava funcionando dentro do Steam Labs, mas agora faz parte da loja e está ativada como padrão para todos os usuários. A prateleira utiliza aprendizado de máquina para enriquecer sua inteligência artificial que recomenda qual jogo o jogador já comprou e ainda não jogou, ou então não iniciou nas últimas duas semanas.

Nenhuma das prateleiras adicionadas recentemente são obrigatórias e isso acontece com o “Jogar a seguir”. É possível remover a novidade, junto de todas as outras prateleiras (com exceção da “Novidades”) ao clicar e segurar no logo acima do nome, para depois clicar no ícone de lixeira que aparece em cada uma delas. Uma vez removida, ao menos de frente para o usuário o Steam não vai mostrar sua inteligência artificial.

Este novo recurso é especialmente útil para bibliotecas de jogos que estão abarrotadas de games que foram comprados em promoções, mas nunca jogados. Bem me lembro de quando comprei todos os GTA, com exceção do GTA 5, em uma promoção de uns R$ 40 e nunca instalei sequer um título dos seis que foram adicionados ao meu perfil.

Com informações: Steam.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alberson Meneses (@alberson42)

Achei bem bacana a recomendação, nos lembra de aproveitar coisas que compramos e deixamos de lado, apesar de muitas vezes ter alta qualidade. Dá pra se traçar um paralelo meio que em relação aos livros, pelo menos no meu caso sempre compro mais livros do que leio, e assim sempre fica aquela “fila” de livros pra ler, onde mesmo antes de chegar perto de acabar vou lá e compro outro.

E nos leva a refletir também sobre o impulso em relação ao consumismo, nessa época de pandemia essa discussão tem vindo bastante a tona.

jean veiga rodrigues (@jean_vr)

nem me lembre de livros rs esses dias quase todo o catálogo de ebooks da editora aleph estava por R$5 cada na amazon. duvido que volte a ter essa promo tão cedo então não me sinto culpado de ter gasto uma grana lá