WhatsApp Web tem modo escuro que pode ser ativado no navegador

WhatsApp Web possui modo escuro "oculto" no código da página no navegador; saiba como ativar no Google Chrome e Firefox

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp Web com modo escuro

O modo escuro no WhatsApp Web parece estar iminente: é possível ativar o dark mode alterando o código da página no navegador para incluir a palavra “dark”. Isso significa que o WhatsApp para PC (Windows e macOS) também deve receber este recurso em breve. Os aplicativos para iPhone e Android já possuem dark mode.

A descoberta foi feita pelo WABetaInfo e testada com sucesso pelo Tecnoblog. As cores da interface são mais semelhantes ao app para Android, em vez do fundo 100% preto utilizado no iPhone.

O WhatsApp Web usa cores descritas como “azul bastante escuro (quase preto)” pelo ColorHexa, ferramenta para analisar a composição de cores. É possível medir a luminosidade em comparação ao preto (0%) e branco (100%): esse dark mode oculto tem níveis entre 7% e 17%, contra o intervalo de 93% a 100% na versão clara atual.

O plano de fundo das conversas adota o tom mais escuro, contrastando com os balões verde-escuro das mensagens que você enviou. O dark mode “forçado” já altera todos os elementos da interface, incluindo a lista de conversas à esquerda, as configurações e os Status (stories). Basicamente, só falta lançar.

Como ativar modo escuro no WhatsApp Web

WhatsApp Web com modo escuro

Você pode usar o WhatsApp no modo escuro seguindo esses passos:

  • abra o WhatsApp Web, clique com o botão direito em qualquer lugar da página e escolha a opção Inspecionar (Google Chrome, Microsoft Edge) ou Inspecionar elemento (Firefox, Opera);
  • a interface que se abre mostra o código da página, então clique na barra de rolagem e arraste-a até o topo;
  • no campo <body class=”web”…, clique duas vezes em “class” e insira a palavra dark com espaço (vai ficar <body class=”dark web”);
  • pressione Enter e o modo escuro será ativado.

Existe um modo mais rápido de fazer isso, como explica Matheus Eduardo na TB Comunidade:

  • abra o WhatsApp Web;
  • insira o seguinte texto na barra de endereços do seu navegador, prestando atenção para incluir o “javascript:” no início:

javascript:document.querySelectorAll('body')[0].className += ' dark';void(0)

  • tecle Enter.

Se você recarregar a página, terá que aplicar este método novamente; é possível salvar o comando JavaScript como um atalho para reativar o modo escuro de forma mais fácil. Também vale lembrar que existe uma extensão de navegador que permite deixar o WhatsApp Web com tema escuro.

WhatsApp Web com modo escuro

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados