Governo e Amazon fazem parceria e divulgam auxílio emergencial via Alexa

Amazon e governo brasileiro fecham acordo; usuários da Alexa podem perguntar sobre seguro desemprego, Cadastro Único e mais

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Amazon Echo Show 5 com Alexa em português - Review
Amazon Echo Show 5

A Amazon anunciou nesta segunda-feira (18) que fechou um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Economia: dessa forma, usuários da Alexa podem fazer perguntas sobre o auxílio emergencial de R$ 600 da Caixa, programas do governo como o seguro desemprego, documentos como a CNH digital, entre outros. A assistente de voz também traz informações em português do Brasil sobre o novo coronavírus, causador da COVID-19.

A parceria foi realizada entre a Amazon e a Secretaria de Governo Digital, subordinada ao Ministério da Economia e responsável por projetos como o portal único Gov.br e pelos custos de implantação do Cadastro Base do Cidadão.

A Alexa utiliza informações do portal Gov.br para oferecer respostas simples e rápidas. A assistente de voz pode ser usada no aplicativo para iOS e Android ou nos alto-falantes inteligentes à venda no Brasil, como o Echo Dot, Echo Show 5, Echo Show 8 e Intelbras Izy Speak.

Em abril, a Alexa passou a usar informações do Ministério da Saúde para orientar usuários brasileiros sobre o novo coronavírus e a COVID-19. Ela também pode encontrar o posto de saúde ou hospital público mais próximo para atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde).

A Amazon nota em comunicado que a Alexa é capaz de realizar um autoteste, basicamente perguntando ao usuário se ele tem sintomas da COVID-19 e se pode ter se exposto ao novo coronavírus. A empresa lembra, no entanto, que a assistente “não substitui uma avaliação médica ou um diagnóstico, e não recomenda tratamentos específicos”.

Quais novas perguntas posso fazer para a Alexa?

Estas são as novas perguntas disponíveis para a assistente da Amazon:

E estes são os comandos que trarão informações vindas do Ministério da Saúde:

  • Alexa, como sei se peguei a COVID-19?
  • Alexa, como sei se tenho o coronavírus?
  • Alexa, acho que peguei o coronavírus.
  • Alexa, eu posso ter sido infectado com a COVID-19.
  • Alexa, abra o autoteste para coronavírus.
  • Alexa, abra Atendimento SUS.
  • Alexa, qual o posto de saúde mais próximo?
  • Alexa, qual o hospital público mais próximo?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados