Início » Saúde » Como se formou o nome COVID-19?

Como se formou o nome COVID-19?

Entenda como o nome COVID-19 foi formado, o que significa e a importância de denominar e classificar as doenças que surgem

Gabrielle Lancellotti Por
TB Responde

COVID-19 é o nome oficial, dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), à doença respiratória aguda, algumas vezes grave, causada pelo novo coronavírus sars-CoV-2.

COVID quer dizer, em inglês, Corona Virus Disease (Doença do Coronavírus, em tradução livre). Já a numeração “19” representa 2019, ano no qual os primeiros casos, em humanos, foram diagnosticados em Wuhan, na China, o epicentro da pandemia.

As primeiras manifestações do vírus foram divulgadas, pelo governo Chinês, em dezembro do mesmo ano. Entretanto, apenas a partir de fevereiro de 2020, a doença foi nomeada de COVID-19, pela OMS. E, em março, classificada como uma pandemia.

COVID-19/PEXELS/COTTON BRO

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) destaca a importância de nomear uma doença. Segundo a instituição de saúde, isso evita confusões com outras enfermidades e seus respectivos meios de transmissão. Além disso, a ação também reduz os episódios de preconceito e xenofobia quando, equivocadamente, o vírus é atribuído a um país.

O que é o novo coronavírus?

De acordo com o Ministério da Saúde, Coronavírus é uma família de vírus que geram infecções respiratórias. O microrganismo recebeu esse nome por causa da sua aparência, semelhante à uma coroa, quando visto pelo microscópio eletrônico.

O novo coronavírus representa uma recém-descoberta cepa — grupo de organismos da mesma espécie.

Os quadros clínicos da COVID-19 — doença causada pela nova cepa do vírus — são variados: podem não apresentar sintomas, mas também podem gerar casos de insuficiência respiratória grave, nos indivíduos contaminados.

Pesquisas da OMS indicam que 20% das pessoas infectadas podem precisar de atendimento hospitalar devido a dificuldade de respirar. Entre esses casos, 5% podem precisar de suporte ventilatório. Ou seja, usar um respirador mecânico.

Explicando o coronavírus: minissérie da Netflix

A Netflix investiu na criação de uma minissérie sobre a COVID-19. Já no primeiro episódio, é indicado como a doença e seu respectivo potencial de contágio foi subestimado, pelas autoridades de diversos países, em todo o globo.

A produção reúne opiniões de especialistas, dados que abordam o atual panorama, esforços para enfrentar o vírus e impactos da pandemia, na vida das pessoas, em todo o mundo. A primeira temporada tem, por enquanto, apenas um episódio com 26 minutos de duração. A classificação etária é para pessoas acima de 12 anos de idade.

Fica a dica sobre o que assistir!

Com informações de: Fiocruz, Ministério da Saúde e Netflix

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação