Como fazer uma bússola no Minecraft

Equipamento é fundamental para que o jogador não se perca ao explorar novos biomas, procurar por vilas ou navegar pelo mapa do jogo

Diego Melo
Por
• Atualizado há 1 ano
Como fazer bússola no Minecraft / Diego Melo / Reprodução
Bússola é fundamental para localização do jogador (Imagem: Diego Melo/Tecnoblog)

A bússola é um item importante para quem joga o modo sobrevivência de Minecraft, principalmente nas primeiras horas de jogo. Ela ajuda o jogador a ser orientar pelo mapa, pois aponta sempre para o mesmo local — o que é importante para ir e voltar. Saiba como fazer bússola no Minecraft e não se perca durante suas aventuras.

A bússola do Minecraft exige poucos materiais para ser criada. Você vai precisar de:

  • 4 barras de ferro;
  • 1 pó de redstone;
Como fazer bússola no Minecraft / Diego Melo / Reprodução
Receita de bússola (Imagem: Diego Melo/Tecnoblog)

A bússola do Minecraft pode ter sua utilidade limitada para jogadores mais experientes. Caso queira fazer uma base em um bioma novo e mais distante, por exemplo, ela acaba não funcionando tão bem, pois continuará apontando para o spawn original.

Neste caso, vale a pena investir em outras formas de orientação e navegação pelo mapa, como marcação de caminhos com tochas ou outros itens com boa visibilidade.

O que são bússolas e para que servem no Minecraft?

No modo sobrevivência de Minecraft, todo novo jogador começa de um ponto aleatório do mapa. Esse local é marcado como o lugar original de surgimento (spawn) do jogador. Sem códigos ou cheats, ele nunca muda.

É com base nisso que a bússola do Minecraft funciona. Sua principal utilidade é que ela sempre aponta para o local de surgimento do jogador.

Dessa forma, ao construir sua base próxima ao seu spawn, por exemplo, quando quiser se aventurar ou buscar recursos em lugares mais distantes, você poderá utilizar a bússola para se guiar melhor ao voltar para casa.

Onde e quando a bússola funciona (ou não)

A bússola não precisa necessariamente estar na mão do personagem para funcionar. O jogador pode deixá-la na barra de acesso rápido e ela funcionará normalmente, apontando para o spawn do jogador. Basta olhar para a bússola e seguir a direção.

Outro detalhe importante é que a bússola não funciona no Nether. Dentro do “inferno do Minecraft”, a agulha da bússola fica girando descontroladamente em direções aleatórias, não sendo útil para ajudar na navegação.

Nas versões para PC, Xbox e PlayStation do Minecraft, a bússola também é um componente na criação de mapas em branco. Portanto, vale a pena fazer mais de uma, já que ambos os itens são bastante úteis para não se perder pelo imenso mapa do jogo.

Dormir em uma cama não altera a direção para qual a bússola aponta. O spawn alterado é apenas o de ressurgimento caso o personagem morra.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Minecraft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Relacionados